Mesmo aos olhos do leigo, só de olhar para a aparência do VW XL1, dá até para entender como pode ser tão aerodinâmico, não é mesmo? O ponto é que não necessariamente há uma relação direta entre beleza e eficiência (e, talvez, o Volkswagen seja a prova disso). Quer um exemplo? Selecionamos dois Mini Cooper, do mesmo ano (no caso, 2020). Um deles é a versão esportiva John Cooper Works, enquanto a outra é a versão S (uma abaixo). Ambos são carros muito parecidos (com exceção a alguns adereços externos e internos), utilizam a mesma plataforma e o mesmo conjunto mecânico. O John Cooper tem 0,34 (Cx) e o Cooper S tem 0,33 (CX). O que explica isso? Esses adereços que fazem o Mini topo de linha serem mais bonitos também comprometem o arrasto com o ar. Vale uma ressalva. Itens como saias laterais, aerofólio, difusores e entradas de ar, além de contribuírem para a beleza, também têm a função de aprimorar a estabilidade e a capacidade de refrigeração, ainda que comprometam a aerodinâmica. Tamanho é documento?Tamanho também é relevante, pois quanto maior o carro, maior costuma ser a sua área frontal. Mas jamais podemos cravar que todo carro grande terá mais arrasto com o ar do que seu equivalente pequeno. Prova disso, ainda falando de Mini, é que a sua versão SUV Countryman tem 0,32 (cx), menos do que os seus "irmãos" menores.Claro que a área frontal também é determinante para que se defina o arrasto total. Quanto maior a traseira, melhor?Outro fato curioso é que os sedãs tendem a ser mais aerodinâmicos do que os hatches. Sabe o motivo? A traseira reta dos hatchbacks tende a criar turbulência, o que afeta o deslize do carro pelo ar. Os sedãs já não têm esse problema, uma vez que a caída da coluna C ajuda a capturar o fluxo de ar, sem alterar a sua trajetória. Exemplo prático: comparamos as variantes hatch e sedã do Mercedes-Benz Classe A. Enquanto o A200 Hatchback tem 0,27 (Cx), o A200 Sedan tem 0,25 (Cx). Tirando a carroceria, ambos são carros idênticos. Pelo fato de o sedã pesar 10 kg a mais, ele é o menos econômico na cidade (onde a aerodinâmica não influencia tanto). Por outro lado, em uso rodoviário, ele é o menos beberrão (14,5 km/l ante 14,1 km/l do hatch). *** Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros. |