Após a Amazon revelar o seu robotaxi, criado pela subsidiária Zoox, a empresa de tecnologia colocou o veículo para levar seus funcionários pela primeira vez. Os testes foram conduzidos em uma rota que liga dois edifícios da Zoox, com trajeto de 1,6 km de distância em Foster City, Califórnia (EUA). Conseguiram executá-los antes da Tesla, que também prepara a sua versão de transporte autônomo. A Amazon optou pelo caminho mais difícil. O veículo foi construído do zero para ser totalmente autônomo, ao invés de adaptar carros já existentes para a função. Não tem nem volante nem pedais. Com isso, otimiza o espaço interno para levar até quatro passageiros. Podendo chegar até 56 km/h, é capaz de lidar com curvas à esquerda e à direita, curvas bidirecionais, semáforos, ciclistas, pedestres, veículos e outros elementos da via que encontrar na rota programada. "Colocar o veículo em uma via pública e ser capaz de fazê-lo cumprir todos os requisitos para este tipo de atividade, incluindo os requisitos regulamentares, é um grande passo para nós. Não teríamos conseguido fazer isso se não tivéssemos decidido usar nossos veículos para fins comerciais" CEO da Zoox, Aicha Evans Dentre as empresas que ainda buscam o desenvolvimento dessa tecnologia estão a unidade Cruise, da General Motors e a Waymo, da Alphabet (controladora do Google). Mas o caminho rumo aos veículos comerciais 100% autônomos não tem sido fácil. No ano passado, por exemplo, Ford e Volkswagen anunciaram que estavam desativando sua unidade de condução autônoma Argo AI. Como anda o processo de automação no Brasil e no mundo- Os carros semiautônomos ganharam fôlego na última década e vieram para ficar
- Funções como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e assistente de manutenção de faixa já estão presentes em automóveis no mercado brasileiro, que custam entre R$ 100 mil e R$ 150 mil
- São vários graus de automação. Atualmente, começamos a ver veículos do nível três em escala comercial
- Trata-se de carros que não são capazes de dispensar o motorista, porém, chegam cada vez mais perto disso
- Ainda que não haja regulamentação para o nível 4, ele já existe em testes e está mais próximo de virar realidade no futuro
- É um estágio de automação ideal para ser usado em estradas
- Na prática, o carro é capaz de levar o usuário de uma cidade a outra sem precisar de interferência humana durante todo o trecho da rodovia
- Testes com o nível 5 (carro totalmente autônomo para ruas e estradas) ainda são incipientes no mundo todo
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