Ford quer ser como a Apple e conquistar fãs de tecnologia
As fabricantes de automóveis estão se tornando frequentadoras assíduas das feiras de tecnologia, onde estão lançando novos modelos para atrair uma geração de consumidores que questionam a necessidade de um carro que só os transporta de um lugar a outro.
Nesta semana, no Mobile World Congress em Barcelona (Espanha), a Ford apresentou um novo veículo para a Europa, bem como tecnologia interna de conectividade; a Volvo vai apresentar um carro sem chave e o piloto de Fórmula 1 da Mercedes-Benz, Lewis Hamilton, vai participar de um painel com o presidente da fabricante de chips Qualcomm.
Ansiosas para conquistar a geração Y, que talvez se importe mais com o último iPhone da Apple do que uma nova versão do Mustang, as montadoras estão tentando se tornar mais tecnológicas e se afastar da imagem de dobradores de metal do Século 20. O giro para o setor mais jovem vem em meio a uma desaceleração na China e à explosão de serviços de transporte compartilhado, como o Uber, que deixou as fabricantes de carros nervosas em relação ao crescimento e ávidas por experimentar uma nova safra de produtos e serviços digitais.
Grandes decisões
Para afastar a ameaça, as montadoras estão prontas para tomar "grandes decisões" nos próximos 24 meses, fazendo pactos de cooperação e aumentando os gastos em pesquisa e desenvolvimento, bem como fusões e aquisições, para avançar, disse Thilo Koslowski, que dirige a parte automotiva da empresa de pesquisa Gartner. Quem não tomar essas decisões corre o risco de ficar para trás, disse.
A General Motors lançou seu elétrico Chevrolet Bolt na Consumer Electronics Show em Las Vegas, em janeiro, antes de levá-lo ao Salão de Detroit, uma semana depois. Tais decisões visam a destacar programas e características conectadas dos veículos, e as fabricantes de carros estão acrescentando painel com telas de toque, como o iPad, e sistemas ainda mais futuristas.
No Mobile World Congress, a Ford apresentou um novo modelo do SUV Kuga para o mercado europeu, com recursos atualizados de comunicações, entretenimento e assistência ao motorista. A empresa também delineou seus planos mais recentes para a Ford Smart Mobility, a iniciativa da empresa que abrange áreas como conectividade, veículos autônomos e grandes dados.
"Estamos deixando de ser uma empresa automotiva para sermos uma empresa automotiva e de tecnologia", disse o CEO da Ford, Mark Fields, em entrevista à Bloomberg TV no evento nesta segunda-feira. A empresa está triplicando o investimento de engenharia em tecnologias para fabricar carros mais semi-autônomos, disse Fields.
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