Tesla tem novo concorrente elétrico com preço de Ford Fiesta e três rodas
Resumo da notícia
- Solo é produzido pela Electra Meccanica e custa em torno de R$ 60 mil
- Carro tem autonomia de 160 km e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h
Ele é 100% elétrico como um Tesla. Tem o preço de um Ford Fiesta no mercado da América do Norte. Tem um dos visuais mais estranhos que você já viu -- e pode simplesmente redefinir o conceito de carro para o dia a dia.
No momento em que a General Motors se prepara para fechar a fábrica perto de Toronto que deu início à indústria automotiva no Canadá, há mais de um século, um novo modelo ganha forma em uma minúscula instalação de produção nos arredores de Vancouver.
Conheça o Solo - um veículo de um assento fabricado pela Electra Meccanica Vehicles que custa US$ 15,5 mil (cerca de R$ 60 mil na conversão direta). Em dezembro, 5 mil unidades estarão percorrendo as ruas de Los Angeles e mais 70 mil serão entregues nos próximos dois anos na costa oeste dos EUA. A Electra Meccanica pode ter um valor de mercado de apenas US$ 44 milhões (R$ 172 mi), mas tem também US$ 2,4 bilhões (R$ 9,38 bi) em pré-encomendas.
O peculiar triciclo pode até servir de tábua de salvação para a condenada fábrica da General Motors em Oshawa, Ontário, no Canadá, que deverá fechar neste ano e deixar 3 mil desempregados.
"Tivemos algumas discussões em torno disso", disse o CEO da Electra Meccanica, Jerry Kroll, acrescentando que nenhuma decisão foi tomada. "Nada me faria mais feliz do que recontratar todas aquelas pessoas, com um veículo desenhado e projetado no Canadá."
Impulso elétrico
Fabricantes de automóveis como Tesla, Nissan Motor e Volkswagen estão correndo para fabricar o carro do futuro. Até o momento, elas produziram versões mais limpas e silenciosas, mas mais caras, dos modelos que já rodam por aí. A rentabilidade tem sido difícil de alcançar -- muitas fabricantes provavelmente estão perdendo dinheiro em cada unidade, mas vendem em busca de participação de mercado futura, segundo a Bloomberg New Energy Finance.
A Electra Meccanica afirma que sua visão peculiar de um automóvel visa a redefinir a categoria.
"A Tesla está fazendo um bom trabalho em termos de fabricação de carros grandes - carros convencionais que são elétricos", diz Kroll, que trabalhou em sistemas de propulsão elétrica na Nasa na Califórnia e fez amizade com os cofundadores da Tesla Marc Tarpenning e Martin Eberhard.
"Esta empresa está produzindo o carro que Elon Musk desejaria estar construindo", disse Kroll, em entrevista separada à Bloomberg Television. "É ótimo produzir um carro de US$ 45 mil, US$ 100 mil ou US$ 250 mil. Mas para o grande público? Um carro de US$ 15 mil capaz de fazer com que deixem de usar gasolina. Isso é criativo."
E qual é o desempenho? O modelo vai de zero a 60 milhas (97 km/h) em oito segundos, não muito diferente de um Porsche Cayenne. É recarregado em três horas, tem autonomia de 160 km e atinge uma velocidade máxima de mais de 130 km/h. E consegue transportar o conteúdo de um carrinho de supermercado totalmente carregado em compartimentos de armazenagem na frente e atrás.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.