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Se Trump fechar fronteira com México, produção de carros pode parar nos EUA

Donald Trump posa ao lado de Mary Barra, presidente global da GM, em foto de arquivo - Nicholas Kamm/AFP
Donald Trump posa ao lado de Mary Barra, presidente global da GM, em foto de arquivo
Imagem: Nicholas Kamm/AFP

Em Washington (EUA)

03/04/2019 10h57

Resumo da notícia

  • GM, Ford, FCA e sindicatos alertam Casa Branca
  • Indústria compartilhada de peças faz mercadorias irem e voltarem pela fronteira
  • Produção de carros nos EUA pode não resistir a duas semanas de fechamento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recuou de seus planos de fechar a fronteira sul dos EUA para combater a imigração ilegal, após pressão das fabricantes de carros (e de outros membros da indústria norte-americana), que temem que o fechamento cause caos às cadeias de peças e fornecimento de matérias-primas.

Trump ameaçou na sexta-feira fechar a fronteira nesta semana, a menos que o México agisse. Ele repetiu a ameaça na terça-feira, mas disse que ainda não tomou uma decisão.

"Deixe-me contar um pequeno segredo: a segurança é mais importante para mim do que o comércio", disse Trump na Casa Branca. "Estou totalmente preparado para fazer isso. Vamos ver o que acontece nos próximos dias".

Fechar a fronteira pode prejudicar milhões de cruzamentos legais e bilhões de dólares em comércio. As empresas automotivas vêm alertando a Casa Branca em particular que isso levaria a um período de inatividade das usinas norte-americanas em poucos dias, porque dependem de entregas imediatas de componentes fabricados no México.

"Você não pode construir um automóvel sem todas as peças", disse Kristin Dziczek, vice-presidente do Centro para Pesquisa Automotiva em Ann Arbor, Michigan. "Dentro de uma ou duas semanas, começamos a ver alguma falta de peças, e algumas dessas partes são tão importantes para a missão que veríamos toda a indústria desligada dentro de uma semana ou mais."

Um veículo típico é montado a partir de 30.000 peças e o México é a maior fonte de componentes estrangeiros para os fabricantes dos EUA, que orientaram sua produção para os estoques enxutos e a entrega direto na linha de fabricação. Os assentos, por exemplo, muitas vezes vão e voltam pela fronteira várias vezes conforme são produzidos em etapas, disse Charlie Chesbrough, economista sênior da Cox Automotive Inc., uma empresa de pesquisa e marketing sediada em Atlanta.

"Não vejo como a indústria pode reagir de alguma forma", disse Chesbrough. "Você precisa de peças muito específicas para entrar em um veículo.

Mesmo que a administração decida isentar as peças de automóveis de um fechamento de fronteira, isso seria difícil de fazer na prática, disse Dziczek. Na terça-feira, o conselheiro econômico de Trump, Larry Kudlow, disse que o governo estava considerando maneiras de limitar os danos, dizendo à CNBC que uma ideia poderia ser encontrar maneiras de permitir que o frete atravessasse a fronteira para "melhorar o colapso das cadeias de suprimentos".

A Câmara de Comércio, maior grupo de lobby dos negócios dos EUA, entrou em contato com a Casa Branca para discutir as "conseqüências econômicas muito negativas que ocorreriam em todo o país", disse Neil Bradley, o principal lobista do grupo, em uma teleconferência com repórteres.

Trump elogiou os esforços do México para impedir a imigração ilegal da América Central em sua própria fronteira sul. Na segunda-feira, o governo mexicano disse que ajudaria a regular o fluxo de migrantes.

"Eu realmente queria fechá-la [a fronteira]", disse Trump na noite de terça-feira em um evento de arrecadação de fundos para os republicanos do Congresso.

O governo mexicano não publicou estatísticas de apreensão, mas um alto funcionário da Casa Branca disse que forneceu atualizações diárias para o governo Trump, incluindo números específicos de apreensão.

"Eles dizem que vão detê-los. Vamos ver. Eles têm o poder de detê-los, eles têm as leis para impedi-los", disse Trump na terça-feira.

Contra-golpe

Trump fez da luta contra a imigração ilegal no México e na América Central uma parte fundamental de sua agenda, mas fechar uma das fronteiras mais usadas do mundo pode ser um passo longo demais, mesmo para muitos de seus colegas republicanos.

O líder republicano da maioria no Senado, Mitch McConnell, juntou-se aos democratas para alertar Trump contra essa medida.

"Fechar a fronteira teria um impacto econômico potencialmente catastrófico em nosso país e espero que não façamos esse tipo de coisa", disse McConnell a repórteres na terça-feira.

Um grupo representando a General Motors, a Ford e a Fiat Chrysler Automobiles disse em um comunicado que "qualquer ação que interrompa o comércio na fronteira seria prejudicial à economia americana e, em particular, à indústria automotiva".

Dezenas de veículos dos EUA, motor, transmissão e outras fábricas de autopeças podem fechar por causa da falta de componentes nos dias após o fechamento da fronteira. Também impediria que milhares de veículos construídos no México aterrissem nos showrooms de revendedores dos EUA.

As montadoras exportaram cerca de 2,6 milhões de veículos mexicanos para os Estados Unidos em 2018, respondendo por 15% de todos os veículos vendidos no país. Alguns, como o Chevrolet Blazer, são feitos apenas no México.

Os varejistas também estão aumentando o alarme, de acordo com funcionários de dois grupos que representam centenas de empresas de varejo dos EUA.

"Será uma dor autoinfligida sem precedentes", disse David French, vice-presidente sênior de relações governamentais da National Retail Federation. "Ainda estamos nervosos sobre isso e conversamos com algumas de nossas empresas sobre a possibilidade de pressionar diretamente a Casa Branca fazendo com que os CEOs convoquem".

Atrasos na fronteira

Autoridades do Departamento de Segurança Interna dos EUA disseram na terça-feira que a recente transferência de cerca de 750 policiais na fronteira para lidar com um aumento de migrantes -- principalmente famílias da América Central que se entregam a agentes de fronteira -- já levou a uma desaceleração nas negociações legais e no comércio nos pontos de entrada.

"Os tempos de espera em Brownsville [Texas] foram em torno de 180 minutos, duas vezes os picos do ano passado", disse um alto funcionário do DHS em uma teleconferência com repórteres. "Nós terminamos o dia ontem em Otay Mesa [Califórnia] com um backup de 150 caminhões que não foram processados", disse a autoridade.