Toyota suspende produção do Lexus GX 460

Em Tóquio

A Toyota confirmou nesta sexta-feira (16) que suspendeu durante duas semanas a produção do Lexus GX 460, horas após o anúncio da suspensão das vendas do SUV de luxo no mundo todo, informaram fontes da companhia japonesa à agência EFE.

A linha de produção do carro está totalmente localizada na planta de Tahara, na província de Aichi (centro do Japão), que produz também outros modelos utilitários esportivos, que não serão afetados pela suspensão.

A montadora japonesa tomou a decisão após suspender as vendas do Lexus GX 460 no mundo todo pelo relatório da revista americana "Consumer Reports" que aconselhava seus leitores a não comprarem o veículo, que apresentaria grandes riscos de rodar em alta velocidade.

A companhia garantiu na quinta-feira que está realizando testes semelhantes aos realizados pela revista para contrastar os dados e determinar se existe risco pela resposta do sistema eletrônico de estabilidade, mas lembrou que o carro já passou pelos requerimentos das autoridades dos Estados Unidos.

Desde sua apresentação, em dezembro, foram vendidas no mundo todo seis mil unidades do carro, a maioria delas na América do Norte.

Segundo um porta-voz da companhia, a decisão foi tomada para "ajustar o calendário de produção" do modelo após a suspensão das vendas. A paralisação será mantida, a princípio, até dia 28 de abril.

UOL Cursos Online

Todos os cursos