Ressurreição do Viper, com 640 cavalos, faz renascer também amor-próprio de Detroit
A Chrysler apresentou na quarta-feira (4) a nova geração do esportivo Viper, que renasce para ser uma das principais atrações não só do Salão de Nova York, que abre as portas ao público em geral nesta sexta-feira (6), mas também da reerguida indústria automotiva americana. Renovado, o clássico carrega sob o capô um motor V10 (dez cilindros dispostos em ângulo) com 640 cavalos de potência.
O novo modelo foi apresentado em vermelho e com linhas inspiradas nos tradicionais modelos da Alfa-Romeo. Assim, fica claro o papel da italiana Fiat, nova dona do grupo Chrysler, no retorno do bólido. A empresa italiana recuperou o esportivo mais representativo da Dodge, que parou de ser produzido em 2010, devido ao pedido de concordata da empresa norte-americana.
O novo Viper será produzido pela subsidiária SRT, reservada às máquinas de alta cilindrada da Chrysler e agora convertida em marca. O motor de 640 cavalos somado a um chassi mais leve, permitirá que o carro ultrapasse os 330 km/h.
ATUALIZAÇÃO
Um novo controle de estabilidade é um dos pontos altos do veículo, assim como um controle de velocidade, equipamento que os modelos anteriores não tinham.
O Viper terá motor de 8,4 litros, de 10 cilindros em V, e também será lançado em versão GTS, com interiores de luxo, acabados em couro e suspensão de corrida.
RESSURREIÇÃO
O presidente da SRT, Ralph Gilles, afirmou que o Viper é "a alma da companhia". O empresário ainda lembrou que a nova versão transforma o modelo em um dos automóveis mais rápidos e potentes do mercado.
A ressurreição do modelo vai permitir, ainda, à Chrysler reabrir sua fábrica em Detroit, uma cidade que entrou em derrocada após a crise que afetou as gigantes americanas (além da Chrysler, a GM se viu obrigada a entrar com pedido de falência, permitindo ser salva pelo governo americano). O centro de produção do novo Viper vai empregar cerca de 100 funcionários, encarregados pela montagem do esportivo.
Os preços da máquina ainda não foram anunciados, mas devem ultrapassar dos US$ 100 mil. (Com UOL Carros, em São Paulo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.