Fiat lança seu câmbio automatizado com Stilo
Trata-se de um câmbio manual dotado de um sistema eletrônico capaz de acionar a embreagem e mudar as marchas sem interferência do motorista, que pode optar pelas trocas convencionais ou automáticas. O Dualogic acrescenta R$ 2.490 ao preço do Stilo manual.
| |
MAIS FOTOS DO STILO 2008 |
O hatch médio, cuja sobrevida é objeto de discussão (há quem aposte que não passa de 2009, embora a Fiat não comente o assunto), foi o escolhido para introduzir o sistema no mercado brasileiro -- mas outros carros da marca devem oferecer o equipamento ainda este ano (veja no quadro abaixo). A General Motors empregou a mesma estratégia ao usar o Meriva para lançar seu câmbio Easytronic, semelhante ao Dualogic.
Não há muito o que falar sobre o Stilo 2008. O carro não mudou quase nada. Continua vindo bem equipado de fábrica nas cinco versões (Flex, Flex Dualogic, Sporting, Sporting Dualogic e a esportiva Abarth) e oferece uma ampla gama de opcionais de segurança e conforto. O design continua tão defasado quanto o do Volkswagen Golf, seu maior concorrente -- e nem por isso deixa de ser um carro com admiradores fiéis.
PREÇOS E FICHAS (em .pdf) | |||||
---|---|---|---|---|---|
| |||||
STILO FLEX DUALOGIC | |||||
STILO SPORTING DUALOGIC | |||||
STILO ABARTH |
O UOL Carros experimentou o Stilo Flex Dualogic no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (23). Houve chance de exigir muito do trem de força do carro, experimentando algumas reduções e esticadas de marcha que normalmente não são possíveis no trânsito normal da cidade ou estrada.
A primeira constatação sobre o câmbio Dualogic: sua operação é muito simples, em ambos os modos.
Para ligar o carro, a alavanca deve estar na posição N e o pé pressionando o freio. Com o motor em funcionamento, a alavanca deve ir para o centro de seu curso. Opta-se, então, pelo troca manual ou automatizada, deslocando-a à esquerda e retornando-a.
|
Nos carros equipados com shift paddle (borboletas atrás do volante), o motorista usa a mão esquerda para reduzir e a direita para avançar as marchas. As borboletas (na verdade, duas discretas abas) giram junto com o volante. O uso equipamento -- que custa R$ 670 -- pode ser alternado com a troca na alavanca.
Relaxe
No modo automatizado, basta pisar no acelerador (ou no freio) que o sistema faz todo o serviço para o motorista. Não se notam muitos trancos e atrasos nas trocas -- às vezes, claro, a marcha é trocada num ponto que talvez não fosse o desejado pelo motorista. Mas a dica é relaxar. Deixe o câmbio trabalhar para você. Mesmo assim, é possível "impor" uma marcha ao modo automático.
Um aspecto importante do câmbio Dualogic é o alerta que ele emite quando o motorista se equivoca nas marchas. Por exemplo, ao tentar engatar uma segunda numa velocidade que pede terceira ou quarta, surge um sinal sonoro, enquanto o câmbio simplesmente se nega a fazer o que o condutor pediu.
Isso pode render alguns sustos, levando o motorista a olhar o painel para ver o que está ocorrendo (os modos, as marchas e os alertas em texto são mostrados no computador de bordo). E o correto é não fazer nada, já que o alerta significa que a marcha em que o carro está é a "certa" -- a troca é que estaria errada. Para completar, a ré não entra com o carro em movimento.
DUALOGIC NOS OUTROS | |
---|---|
| |
STILO NO INTERPRESS | |
STILO NO iCARROS | |
STILO NO CARSALE | |
STILO NO BEST CARS | |
TABELA FIPE |
Outras funções interessantes são a "auto down", que reduz as marchas à medida que as rotações do motor chegam no patamar mínimo de cada velocidade (situação típica: ao aproximar-se de um farol), e a "kickdown", que busca uma marcha mais forte quando o pé vai ao fundo do acelerador, pedindo uma resposta que a marcha atual já não pode dar (situação típica: subida iniciada em 5ª).
Pisando fundo
Na pista de Interlagos, exigido sem nenhuma compaixão, o Stilo mostrou-se rápido, estável e muito "na mão" do motorista. O ronco do motor 1.8 ao passar de 5.000 giros é alto, mas isso faz parte da brincadeira. O consumo foi excessivo: abastecido com gasolina, fez 5 km/l, de acordo com o computador de bordo. Mas é bom notar que o Stilo estava sendo "pilotado", e não "guiado" como se faz no trânsito. Em condições normais, a Fiat promete consumo médio de 12 km/l (8,2 km/l com álcool) na cidade e 16,3 km/l (11,2 km/l com álcool) na estrada.
A conclusão óbvia é que o câmbio Dualogic é um tremendo ganho no conforto ao dirigir, pois poupa esforço do motorista, como já acontece com as transmissões automáticas comuns -- mas sem tirar a possibilidade de ele sentir o prazer de ter o carro sob seu comando (por mais idiossincrático que este possa ser), fazendo trocas manuais. E com a vantagem de continuar sem "gastar" uma das pernas.
Em suma: pelo preço aproximado de um equipamento comum (o kit de direção hidráulica, trio elétrico e rodas para o Siena custa os mesmos R$ 2.490), adquire-se uma tecnologia que realmente vai fazer diferença na hora de dirigir.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.