Vectra GT automático é mais que uma traseira bonita
A frente é toda do sedã Vectra, numa plataforma derivada da usada no Astra brasileiro. A traseira, por sua vez, é emprestada do moderno hatch europeu Opel Astra, que está uma geração à frente do Astra nacional. Essa arriscada mistura, batizada de Vectra GT, poderia gerar um mal-ajambrado Frankenstein sobre rodas. Mas o carro, lançado em setembro do ano passado, apresenta uma surpreendente harmonia.
Harmonizou-se com o mercado -- vendeu 5.938 unidades até o final de maio -- e também em termos dinâmicos. A plataforma meio Opel (marca da General Motors na Europa) e meio Chevrolet se mostra tão equilibrada que se tornou um dos destaques do Vectra GT. E, em sua versão automática, se mostra ainda mais condizente com o nicho de mercado que quer ocupar.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR |
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O Vectra GT automático foi avaliado por três semanas e mais de mil quilômetros, na região serrana do Rio de Janeiro. Na sinuosa e bem pavimentada estrada que liga a capital a Petrópolis, foi possível constatar o bom trabalho da engenharia da General Motors brasileira na suspensão. |
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O Vectra GT sem pedal de embreagem custa R$ 66.893, valor bem competitivo em relação aos principais rivais. O Nissan Tiida SL automático, por exemplo, chega do México por R$ 69.330, enquanto o Peugeot 307 Griffe automático argentino parte dos R$ 75.750. O modelo da GM sai da fábrica paulista de São Caetano do Sul com airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, faróis com lâmpadas do tipo BlueVision com regulagem de altura e retrovisor eletrocrômico como principais itens de segurança.
No conforto, além do câmbio automático, a versão traz ar-condicionado digital automático com saídas para o banco traseiro e para o porta-luvas, direção hidráulica, trio elétrico, ajustes de altura e de profundidade do banco do motorista e do volante, controle de cruzeiro, travamento automático das portas e tampas do porta-malas e do tanque, porta-óculos, sensor de chuva, entre outros. Mas o grande "plus" do hatch em termos de equipamento é mesmo o navegador GPS da Visteon, de série em toda a linha.
Na aparência, que é um dos apelos principais do modelo, o Vectra GT automático conta com faróis e lanternas com máscara negra, rodas de liga leve aro 16, faróis e lanterna de neblina. Tudo incorporado ao visual bastante arrojado da traseira, que busca atrair órfãos de carros com estilo jovem e moderno -- papel que o Volkswagen Golf e o Audi A3 tiveram em outros tempos. A frente é a mesma do Vectra sedã, mas a traseira foge da sobriedade e imita a do Astra europeu, com lentes do tipo folha, cortes bem definidos, pára-choques proeminente e barra cromada na tampa do porta-malas.
O motor não tem modernidades, mas também não pode ser tachado de fraco. O 2.0 FlexPower gera 121 cv com gasolina e 128 cv com álcool a 5.200 rpm, e torque de 18,3 kgfm a 2.600 giros com o combustível fóssil e de 19,6 kgfm a 2.400 rotações com o combustível vegetal. A transmissão automática de quatro velocidades busca aumentar o conforto e a sensação de requinte de quem dirige, mas o destaque do conjunto é mesmo a suspensão bem acertada, independente na frente e semi-independente atrás. (por Fernando Miragaya e Luiz Humberto Monteiro Pereira)
DE ZERO A 100 PONTOS, O VECTRA GT AUTOMÁTICO | |||||||||||
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