Palio Adventure Locker recebe bloqueio de diferencial, mas é cara sem ser um 4x4
Da AutoPress
Especial para o UOL
21/07/2008 10h50
Na renovação visual da linha Palio Weekend, a Fiat deu atenção especial à configuração Adventure. Também, pudera, a versão com pretensões fora-de-estrada sempre respondeu por mais da metade das vendas da station wagon compacta. Agora, o modelo deixou de ser um mero carro de passeio com adereços off-road para ter um equipamento que, se não o credencia para trilhas radicais, pelo menos o deixa com uma habilidade "jipeira" que seus concorrentes diretos não têm. O novo bloqueio do diferencial dianteiro, batizado de Locker, promete ajudar a perua a vencer trechos pouco aderentes. E, de quebra, reforçar o marketing aventureiro que impulsiona as vendas do modelo. A Palio Adventure Locker parte dos R$ 54.380. Com todos os equipamentos, porém, o modelo chega a R$ 70.358 (tal aventura não é para qualquer aventureiro). Fica bem mais cara que seu rival mais próximo, o Volkswagen CrossFox, que custa R$ 46.010, mas que com quase todos os equipamentos da Adventure chega a R$ 51.190, sem oferecer o bloqueio do diferencial. Como o 206 Escapade deixou de ser produzido e o 207 Escapade ainda não foi lançado, a Peugeot está temporariamente fora do segmento.
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De toda forma, o resultado da remodelação do modelo da Fiat já pode ser conferido nos emplacamentos. O Palio Weekend, que registrava médias mensais de 1.200 unidades, entregou só em junho, primeiro mês cheio de vendas após a reestilização, 3.274 unidades, sendo mais de 1.600 da versão Adventure Locker. Na parte estrutural, trata-se basicamente do mesmo carro Palio Weekend apresentado há 11 anos. Agora, a grande novidade é mesmo o bloqueio eletrônico do diferencial (Electronic Locker Differential ou ELD). Ele pode ser acionado através do botão "ELD" no painel, à esquerda do volante, e serve para ajudar o carro a vencer um obstáculo em caso de perda de aderência de uma das rodas dianteiras -- onde está a tração. Nessa situação, a tendência é que toda a força do motor seja direcionada justamente para a roda que gira em falso. O bloqueio atua reservando metade desse torque para a roda que têm aderência ao solo.
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Além disso, a Adventure ganhou novos pneus de uso misto 205/70 R15 e um jogo de suspensão dois centímetros mais elevado que a versão anterior, o que confere ao modelo agora uma altura total de 1,64 metro e uma distância livre do solo de 19 centímetros. A suspensão continua independente, tanto na dianteira quanto na traseira, mas agora conta com novos amortecedores com molas anti-rolamento, que atuam em conjunto com uma barra estabilizadora. O objetivo é minimizar o rolamento da carroceria em curvas e trechos irregulares.
ACESSÓRIOS E FETICHE
Mas o "appeal" da Adventure também se dá na lista de equipamentos. Trata-se da versão mais completa da linha Weekend e sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo, travamento automático das portas a 20 km/h, regulagens de altura do volante e do banco do motorista, alerta de limite de velocidade, abertura interna das tampas do porta-malas e do reservatório de combustível, espelhos nos pára-sóis, porta-óculos, entre outros.
Do Idea Adventure, a perua incorporou o trio de instrumentos digitais na parte de cima do painel central: inclinômetros longitudinal e transversal e bússola. Os três desempenham o papel de reforçar o "fetiche aventureiro" que a Fiat tenta instigar com o modelo. O conjunto funciona melhor no visual externo. A Palio Adventure seguiu as mudanças da linha Weekend, com o conjunto ótico com lentes irregulares e faróis em dupla parábola. As lanternas traseiras abandonaram o desenho mais vertical e triangular, ficaram mais retangulares, com contornos arredondados, invadindo as laterais.
A proposta jipeira da Adventure fica explicitada também nas molduras na cor preta das caixas de rodas e do pára-choques. Este traz embutido os pares de faróis de neblina e de milha. A barra longitudinal no teto em forma de "V" também foi inspirada no rack do Idea Adventure. O modelo ainda conta com aerofólio traseiro com brake-light embutido, grade frontal com duas barras dentadas e cromadas e rodas de liga leve aro 15.
A lista de itens opcionais da Palio Adventure, porém, é extensa. Inclui o kit segurança com airbag duplo frontal e freios com ABS, regulagem elétrica do banco do motorista que acompanha bolsas laterais, volante e bancos em couro, assento traseiro bipartido, rádio/CD/MP3 com Bluetooth, entrada USB e subwoofer, sensores de obstáculos, de chuva e de luminosidade, retrovisor eletrocrômico e comandos elétricos dos vidros traseiros e retrovisores.
FICHA TÉCNICA | |||||||||||||
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IMPRESSÕES AO DIRIGIR
O primeiro instinto ao entrar na Palio Adventure Locker é colocar à prova a dica do macaco e acionar o dispositivo que responde ao discreto botão "ELD" ao lado do volante. Aquele mesmo botão que o macaquinho que canta "Don't worry about a thing..." ("Three Little Birds", de Bob Marley) aperta na divertida propaganda de TV. O primeiro trecho pouco convidativo a surgir pela frente foi um piso de terra com bastante pedras e buracos. E a station wagon compacta se portou bem. Propositalmente atolada em uma terra mais fofa, o bloqueio do diferencial foi acionado e o modelo seguiu viagem sem maiores problemas. O mesmo "teste" foi feito em um terreno de lama escorregadia. Neste, com o bloqueio acionado e uma roda em falso, a perua saiu, só que com mais dificuldades. Nada que cause maiores aborrecimentos, porém.
As virtudes da Palio Adventure para um fora-de-estrada leve também ganham reforço da suspensão recalibrada. Mais alta em dois centímetros e com o auxílio dos pneus de uso misto, ela transita bem por valas e desníveis e absorve bem as irregularidades da pista sem que isso resulte em maiores sacolejos no habitáculo. Mas é sempre bom lembrar que o bloqueio do diferencial salva o carro apenas situações de perda de aderência leves. No mais, a Palio Adventure continua sem tração 4x4 ou reduzida para encarar trechos realmente fora-de-estrada. Ou seja, é arriscado jogar o carro em uma areia muito fofa ou em terrenos com pedras e lama em excesso.
Mas seja no off-road light ou no asfalto, a perua conta com outra boa ferramenta: o motor 1.8. Com 114 cv, tendo apenas álcool no tanque, basta pisar no acelerador para perceber a boa vontade do propulsor. As arrancadas são eficientes, assim como as retomadas, favorecidas pelo torque máximo de 18,5 kgfm já disponíveis em 2.800 giros. Para sair da inércia e alcançar os 100 km/h foram precisos 11,7 segundos, enquanto o 60 km/h a 100 km/h em quarta marcha foi feito em 7,2 segundos.
Na hora de encarar curvas, a suspensão bem acertada até confere um comportamento interessante à station. A carroceria torce pouco nas curvas e a traseira levanta o mínimo nas freadas bruscas. Mas é preciso, porém, corrigir a trajetória do carro o tempo todo. Além disso, acima dos 150 km/h a sensação de flutuação deixa imprecisa a comunicação entre rodas e volante. Mesmo assim, pisando mais, foi possível alcançar a máxima de 165 km/h.
MEMBRO DA FAMÍLIA... PALIO
Alguns problemas crônicos da linha Palio não foram sanados na remodelação da Adventure Locker. O câmbio mole demais, com engates pouco precisos, e o jogo de direção limitado exigem paciência na hora de manobrar. Além disso, a visibilidade é restrita atrás, mas o modelo testado contava com sensor de estacionamento, que é opcional. Nas laterais, na hora de avançar um cruzamento, o motorista também é obrigado a curvar o corpo para frente devido à larga coluna central. No mais, a ergonomia eficiente e a posição elevada de dirigir, estão presentes. O consumo não é animador, mas também não prega sustos: foram 8,0 km/l com uso 2/3 na cidade e o restante na estrada.
(por Fernando Miragaya)
DE ZERO A 100 PONTOS, A PALIO ADVENTURE LOCKER | |||||||||||
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