Ao lado da Adventure, discreta Trekking faz família Palio Weekend decolar
Da AutoPress
Especial para o UOL
08/11/2008 10h00
A Palio Weekend Trekking tem uma função estratégica bastante definida. Em vez de se apoiar no visual aventureiro, que impulsiona as vendas da Adventure Locker, a versão intermediária da perua da Fiat busca alguma discrição. Embora ostente adereços lameiros, que sugerem desenvoltura fora-de-estrada, a Trekking faz questão de manter um pé na urbanidade. E também um preço acessível, a partir de R$ 42.880. Como a nova versão Adventure ganhou visual agressivo e o bloqueio do diferencial Locker na reestilização de maio, a configuração intermediária Trekking adotou um estilo mais conservador, nos moldes da antiga Adventure. O modelo manteve a suspensão levemente elevada e pneus 175/70 de uso misto.
E a tática deu certo. A Palio Weekend protagonizou um impressionante salto de 177,7% nas vendas de junho a outubro. Foram 17.552 unidades comercializadas nos últimos cinco meses, enquanto de janeiro a maio foram 6.319 emplacamentos. No total, são 50% das vendas na versão Adventure, 30% da Palio Trekking e os 20% restantes para a configuração "social" ELX. Com a arrancada, o modelo da Fiat ultrapassou as rivais Volkswagen SpaceFox e Parati e se tornou o novo líder do segmento, com 23.871 unidades vendidas até outubro -- contra 19.203 unidades da SpaceFox, a segunda colocada. Só em outubro, a perua Palio somou 4.220 unidades, enquanto SpaceFox manteve a batida, com 2 mil unidades no mês.
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O salto nas vendas foi resultado das mudanças visuais. Faróis e lanternas ganharam um desenho elegante similar ao aplicado no sedã Siena. A enorme grade frontal em forma de trapézio invertido é outro ponto alto. Na Trekking, há ainda adereços lameiros, como barras longitudinais no teto, molduras de plástico nos pára-lamas, aerofólio e máscara negra nos faróis.
Outro aspecto que embala a Palio Weekend é o preço. A perua compacta começa em R$ 40.820 na versão de entrada ELX 1.4 Flex, sobe para R$ 42.880 na configuração Trekking 1.4 Flex e chega a R$ 55.100 na topo de linha Palio Adventure Locker 1.8 Flex. Já as concorrentes SpaceFox Plus e Parati Surf partem de R$ 48.250 e R$ 47.110, mas são mais completas e têm motor 1.6 Flex de 101/103 cv de potência com gasolina/álcool. Um propulsor mais forte que o 1.4 Flex da Fiat, que produz 85/86 cv a 5.750 rpm e um torque de 12,4/12,5 kgfm, sempre as 3.500 giros.
FICHA TÉCNICA | ||||||||||||
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ENXUTA
Por preço mais acessível, a Palio Weekend Trekking tem uma lista de série mais enxuta, basicamente com direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina e break-light, além dos apetrechos off-road. É preciso pagar mais para ter opcionais como ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista e trio elétrico. Isso fora itens como airbags frontais e freios ABS e EBD, ou o sistema Blue&Me, com rádio/CD/MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth. Com todos os opcionais, a versão Trekking encarece R$ 12.226 e chega a R$ 55.106.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR
Ao contrário do que a imagem off-road sugere, bastam algumas voltas na Palio Weekend Trekking para concluir que sua praia é rodar no asfalto. Embora ostente adereços fora-de-estrada, a perua compacta da Fiat tem um comportamento suave. O que, por definição, contraria a essência aventureira, que exige mecânica e conjunto de suspensão mais robusto, para transpor obstáculos naturais severos.
O motor 1.4 litro flex, com seus 86 cv de potência e 12,5 kgfm de torque, é outro componente que desencoraja qualquer iniciativa mais abusada nos buracos e lamaçais. As respostas ao pedal do acelerador são lentas, principalmente com o ar ligado em ladeiras íngremes. No piso plano, o escalonamento mais curto do câmbio até proporciona arrancadas interessantes para compensar. De qualquer forma, o motor demora a encher. O zero a 100 km/h ocorre em demorados 13,4 segundos.
Mas a idéia da Trekking não é mesmo ser robusta para enfrentar a lama. O visual aventureiro e jovial é apenas para causar impacto. Depois que o motorista entra no carro, vale mais a maciez da suspensão e da direção hidráulica, a boa disposição dos comandos e o campo de visão mais amplo por conta da suspensão elevada. Esses sim são atrativos que, atrás do volante, ajudam a valorizar a versão Trekking da Palio Weekend.
(por Diogo de Oliveira)
DE ZERO A 100 PONTOS, A FIAT PALIO WEEKEND TREKKING 1.4 8V FLEX | |||||||||||
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