Topo

Audi A5 dá show de tecnologia, mas cobra cada centavo por ele

Claudio de Souza

Do UOL, em Indaiatuba (SP)

01/12/2008 19h02

Não é por falta de produto que a Audi patina no mercado brasileiro. A marca dos quatro aros fez uma série de lançamentos este ano: o sedã A4, o utilitário-esportivo Q7 e o superesportivo R8, além do face-lift do A3 importado. Agora, acaba de mostrar à imprensa o cupê A5, um carro de pequeno volume de vendas -- a Audi se dará por satisfeita se emplacar 30 unidades em 2009 --, mas importante para agregar valor à imagem da marca, especialmente pelo seu DNA de esportivo (mas utilizável no dia-a-dia) e pela tecnologia embarcada, ainda que boa parte dela seja opcional.

Fotos: divulgação

Clique para acessar conteúdo externo


A5 chega às lojas brasileiras partindo de R$ 254.500; opcionais passam de R$ 66 mil
 

ÁLBUM DE FOTOS

Clique para acessar conteúdo externo

MAIS IMAGENS DO A5

O A5 começa em R$ 254.500. Caso deseje levá-lo para a garagem completo, o comprador deve desembolsar mais R$ 66.860. É dinheiro suficiente para comprar um sedã médio bem equipado, ou dois sedãs 1.0. E estão incluídos na lista de opcionais justamente os dois equipamentos mais interessantes do A5.

O primeiro é Adaptative Cruise Control. Com ele, o motorista escolhe uma velocidade qualquer -- por exemplo, 120 km/h, limite em estradas de grande porte. Em seguida, seleciona a distância mínima que deseja manter do veículo à frente. Sem que seja necessário pisar no acelerador, o sistema passa a "dirigir" o A5 a 120 km/h.

Se o espaço até o carro à frente ameaçar encurtar demais, o sistema freia o A5 (suavemente, e sem que o motorista precise acionar o pedal) para mantê-lo constantemente na distância selecionada. A rigor, ele iguala a velocidade do A5 à do "obstáculo" adiante. Com isso, evita a participação em colisões traseiras. Basta mudar de faixa para que, sem o retardatário no caminho, o A5 automaticamente retome até os 120 km/h pré-selecionados. O Adaptive Cruise Control custa R$ 7.280.

Clique para acessar conteúdo externo


Visual do A5 tem DNA esportivo do R8, mas há aspectos de 'cupê alemão padrão'

O segundo opcional interessante do A5 é o Audi Drive Select, sistema já presente no novo A4. Ele ajusta -- ao toque de um botão no console -- alguns parâmetros de dirigibilidade, como direção/assistência, amortecedores, acelerador e transmissão. São três modos: Comfort (que deixa o carro mais suave), Dynamic (mais "duro" e esportivo) e Automatic (um meio-termo dos anteriores). Para tê-lo no A5, são R$ 13.600 a mais.

Outros opcionais relevantes são o sistema de abertura de portas e acionamento do motor sem chave (R$ 4.370); bancos dianteiros com ajuste elétrico e memória para o banco do motorista, algo fundamental num cupê de duas portas (R$ 1.450); e o assistente de mudança de faixa, que detecta veículos que possam ameaçar a manobra (R$ 3.910).
 

Veja também

VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DO A5

Clique para acessar conteúdo externo

VEJA MAIS MODELOS DA AUDI

SEM QUATTRO, COM 3.2
Vale observar que o A5 que chega ao Brasil não possui o sistema quattro de tração permamente, disponível no A4 e responsável pela impressionante estabilidade do sedã (a Audi diz que houve um problema na homologação para o Brasil). É uma perda qualitativa considerável.

Mas está sob o capô do A5 o belo motor 3.2 V6 FSI (com injeção estratificada de combustível), capaz de desenvolver musculosos 269 cavalos de potência e 33,7 kgfm de torque a partir de 3.000 giros. A Audi garante que esse propulsor superlativo gera um consumo bem moderado de gasolina: 8 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Difícil de acreditar... O gerenciamento do motor é feito pela nova transmissão automática Multitronic de oito velocidades, com opção de trocas manuais (na alavanca ou em aletas atrás do volante). Obviamente, não faz sentido o motorista colocar o A5 para rodar e ascender a marcha sete vezes até engatar a oitava -- até porque a relação de marchas mostra que as três últimas, 6ª, 7ª e 8ª, já podem ser consideradas como overdrive. Deixando a alavanca em D (drive), o câmbio acaba funcionando quase como um CVT. Para quem quiser mais nervosismo, há a tecla S (de Sport).
 

DADOS TÉCNICOS E EQUIPAMENTOS
Motor V6 de 3,2 litros do A5 gera 269 cavalos e 33,7 kgfm de torque

Clique para acessar conteúdo externo

FICHA TÉCNICA COMPLETA

Clique para acessar conteúdo externo

LISTA DE EQUIPAMENTOS

Clique para acessar conteúdo externo

PREÇOS DOS OPCIONAIS

DESIGN COM DNA ESPORTIVO
E "nervosismo" é uma palavra que combina com o visual do cupê. Durante test-drive realizado no interior de São Paulo, enquanto conduzia um A3 reestilizado, UOL Carros observou o A5 pelo retrovisor algumas vezes e notou que não seria preciso forçar a imaginação para sentir-se perseguido por um R8. Não admira: ambos foram desenhados por Walter de Silva, aclamado projetista que trocou a Audi pela Volkswagen em 2007.

A carroceria para quatro lugares (não adianta forçar, só entram quatro pessoas mesmo, e com dificuldade no acesso atrás), longa e baixa, é um dos elementos esportivos do A5. Outros são a fileira de LEDs no conjunto óptico, os detalhes em preto nos pára-choques, os vincos e relevos laterais marcantes, as rodas de 17 polegadas com pneus de perfil 225/50, as quais podem ficar ainda maiores e mais escassas no calçamento -- são opcionais as rodas de 18 polegadas com pneus 245/40 e as de 19 com pneus 255/35.

Rodando, o A5 mostrou que seu propulsor V6 pode ser dócil ou violento, a gosto do freguês. E é domado com segurança pelo Adaptive Cruise Control, que funcionou perfeitamente durante todo o test-drive. Talvez em 15 anos um dispositivo assim venha a ser obrigatório (e barato) em todos os carros do mercado, mas por ora é exclusividade de marcas como Audi e Volvo. Outra "coleira" para o A5 é o limitador eletrônico de velocidade, que permite que ele vá a "apenas" 250 km/h. E também vale observar que, como no A4, o Audi Drive Select tem funcionamento bem nítido no A5. No modo Comfort, o cupê fica mais mole e menos ágil nas respostas ao acelerador. Já no Dynamic há um claro enrijecimento da direção e da suspensão, deixando o carro bem mais agressivo.

Competindo com os cupês da Série 3 e Classe C de BMW e Mercedes-Benz, respectivamente, o Audi A5 acaba ficando caro demais de ser desfrutado em sua completude tecnológica. Dá mais de R$ 320 mil. Haja vontade de (e dinheiro para) construir uma imagem pessoal de bon vivant e apreciador dos carros bons da vida...

Viagem e test-drive a convite da Audi

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Audi A5 dá show de tecnologia, mas cobra cada centavo por ele - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros