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Audi A5 dá show de tecnologia, mas cobra cada centavo por ele

Claudio de Souza

Do UOL, em Indaiatuba (SP)

01/12/2008 19h02

Não é por falta de produto que a Audi patina no mercado brasileiro. A marca dos quatro aros fez uma série de lançamentos este ano: o sedã A4, o utilitário-esportivo Q7 e o superesportivo R8, além do face-lift do A3 importado. Agora, acaba de mostrar à imprensa o cupê A5, um carro de pequeno volume de vendas -- a Audi se dará por satisfeita se emplacar 30 unidades em 2009 --, mas importante para agregar valor à imagem da marca, especialmente pelo seu DNA de esportivo (mas utilizável no dia-a-dia) e pela tecnologia embarcada, ainda que boa parte dela seja opcional.

Fotos: divulgação

A5 chega às lojas brasileiras partindo de R$ 254.500; opcionais passam de R$ 66 mil
 

ÁLBUM DE FOTOS
Divulgação
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O A5 começa em R$ 254.500. Caso deseje levá-lo para a garagem completo, o comprador deve desembolsar mais R$ 66.860. É dinheiro suficiente para comprar um sedã médio bem equipado, ou dois sedãs 1.0. E estão incluídos na lista de opcionais justamente os dois equipamentos mais interessantes do A5.

O primeiro é Adaptative Cruise Control. Com ele, o motorista escolhe uma velocidade qualquer -- por exemplo, 120 km/h, limite em estradas de grande porte. Em seguida, seleciona a distância mínima que deseja manter do veículo à frente. Sem que seja necessário pisar no acelerador, o sistema passa a "dirigir" o A5 a 120 km/h.

Se o espaço até o carro à frente ameaçar encurtar demais, o sistema freia o A5 (suavemente, e sem que o motorista precise acionar o pedal) para mantê-lo constantemente na distância selecionada. A rigor, ele iguala a velocidade do A5 à do "obstáculo" adiante. Com isso, evita a participação em colisões traseiras. Basta mudar de faixa para que, sem o retardatário no caminho, o A5 automaticamente retome até os 120 km/h pré-selecionados. O Adaptive Cruise Control custa R$ 7.280.


Visual do A5 tem DNA esportivo do R8, mas há aspectos de 'cupê alemão padrão'

O segundo opcional interessante do A5 é o Audi Drive Select, sistema já presente no novo A4. Ele ajusta -- ao toque de um botão no console -- alguns parâmetros de dirigibilidade, como direção/assistência, amortecedores, acelerador e transmissão. São três modos: Comfort (que deixa o carro mais suave), Dynamic (mais "duro" e esportivo) e Automatic (um meio-termo dos anteriores). Para tê-lo no A5, são R$ 13.600 a mais.

Outros opcionais relevantes são o sistema de abertura de portas e acionamento do motor sem chave (R$ 4.370); bancos dianteiros com ajuste elétrico e memória para o banco do motorista, algo fundamental num cupê de duas portas (R$ 1.450); e o assistente de mudança de faixa, que detecta veículos que possam ameaçar a manobra (R$ 3.910).
 

VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DO A5
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SEM QUATTRO, COM 3.2
Vale observar que o A5 que chega ao Brasil não possui o sistema quattro de tração permamente, disponível no A4 e responsável pela impressionante estabilidade do sedã (a Audi diz que houve um problema na homologação para o Brasil). É uma perda qualitativa considerável.

Mas está sob o capô do A5 o belo motor 3.2 V6 FSI (com injeção estratificada de combustível), capaz de desenvolver musculosos 269 cavalos de potência e 33,7 kgfm de torque a partir de 3.000 giros. A Audi garante que esse propulsor superlativo gera um consumo bem moderado de gasolina: 8 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Difícil de acreditar... O gerenciamento do motor é feito pela nova transmissão automática Multitronic de oito velocidades, com opção de trocas manuais (na alavanca ou em aletas atrás do volante). Obviamente, não faz sentido o motorista colocar o A5 para rodar e ascender a marcha sete vezes até engatar a oitava -- até porque a relação de marchas mostra que as três últimas, 6ª, 7ª e 8ª, já podem ser consideradas como overdrive. Deixando a alavanca em D (drive), o câmbio acaba funcionando quase como um CVT. Para quem quiser mais nervosismo, há a tecla S (de Sport).
 

DADOS TÉCNICOS E EQUIPAMENTOS
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Motor V6 de 3,2 litros do A5 gera 269 cavalos e 33,7 kgfm de torque
FICHA TÉCNICA COMPLETA
LISTA DE EQUIPAMENTOS
PREÇOS DOS OPCIONAIS

DESIGN COM DNA ESPORTIVO
E "nervosismo" é uma palavra que combina com o visual do cupê. Durante test-drive realizado no interior de São Paulo, enquanto conduzia um A3 reestilizado, UOL Carros observou o A5 pelo retrovisor algumas vezes e notou que não seria preciso forçar a imaginação para sentir-se perseguido por um R8. Não admira: ambos foram desenhados por Walter de Silva, aclamado projetista que trocou a Audi pela Volkswagen em 2007.

A carroceria para quatro lugares (não adianta forçar, só entram quatro pessoas mesmo, e com dificuldade no acesso atrás), longa e baixa, é um dos elementos esportivos do A5. Outros são a fileira de LEDs no conjunto óptico, os detalhes em preto nos pára-choques, os vincos e relevos laterais marcantes, as rodas de 17 polegadas com pneus de perfil 225/50, as quais podem ficar ainda maiores e mais escassas no calçamento -- são opcionais as rodas de 18 polegadas com pneus 245/40 e as de 19 com pneus 255/35.

Rodando, o A5 mostrou que seu propulsor V6 pode ser dócil ou violento, a gosto do freguês. E é domado com segurança pelo Adaptive Cruise Control, que funcionou perfeitamente durante todo o test-drive. Talvez em 15 anos um dispositivo assim venha a ser obrigatório (e barato) em todos os carros do mercado, mas por ora é exclusividade de marcas como Audi e Volvo. Outra "coleira" para o A5 é o limitador eletrônico de velocidade, que permite que ele vá a "apenas" 250 km/h. E também vale observar que, como no A4, o Audi Drive Select tem funcionamento bem nítido no A5. No modo Comfort, o cupê fica mais mole e menos ágil nas respostas ao acelerador. Já no Dynamic há um claro enrijecimento da direção e da suspensão, deixando o carro bem mais agressivo.

Competindo com os cupês da Série 3 e Classe C de BMW e Mercedes-Benz, respectivamente, o Audi A5 acaba ficando caro demais de ser desfrutado em sua completude tecnológica. Dá mais de R$ 320 mil. Haja vontade de (e dinheiro para) construir uma imagem pessoal de bon vivant e apreciador dos carros bons da vida...

Viagem e test-drive a convite da Audi