Minivan 5008 inaugura plataforma para os grandes da Peugeot
A apresentação do 5008 no Salão de Frankfurt, em setembro passado, foi uma espécie de marco para a Peugeot. Além de ser um novo conceito de veículo familiar para substituir a 807, cuja geração atual data de 2002, a minivan da marca francesa estreia uma nova plataforma, aprimorada da linha 407, que vai servir a uma proposta tão abrangente quanto o espaço interno que ela oferece.
5008 busca oferecer flexibilidade no uso de seu espaço; na Europa, parte de R$ 60 mil
Essa plataforma inaugurada pelo 5008 -- a qual futuramente dará origem pelo menos a um novo sedã, o 508 -- abusa de soldas a laser na estrutura e conta com um entre-eixos de 2,72 metros, mesmas medidas do 407 e 8 cm a menos que o moribundo 607. Além disso, são 4,56 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,64 m de altura. Espaço suficiente para a nova minivan ter a tal flexibilidade imprescindível num veículo familiar.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
LISBOA - O monovolume da marca francesa tardou, mas finalmente chegou para brigar em um segmento em franco crescimento na Europa. O modelo chama a atenção pela frente com traços angulosos combinados, de forma exemplar, com linha fluidas, enquanto a traseira é mais consensual, sem deixar de aparentar modernidade. Visto de trás, o 5008 remete ao maior monovolume da marca, o 807. |
Mas só na direção é possível constatar todo o conforto e equilíbrio do 5008. A posição de dirigir é muito boa e elevada, com o volante bem ajustado e não horizontalizado, como acontece em alguns modelos concorrentes. O quadro de instrumentos é de fácil leitura e exibe um design específico, enquanto que o head-up display comprovou seu bom funcionamento. Este sistema projeta em um quadro de acrílico, bem à frente dos olhos do condutor, informações básicas, como velocidade ou distância para o veículo da frente. |
Na estrada, o 5008 garante um bom nível de conforto, mas a suspensão oferece uma rigidez que também confere à minivan uma dinâmica apurada para um monovolume. A suspensão McPherson dianteira provém da linha 308/3008, mas o eixo de torção montado atrás é específico para o 5008 e tem como objetivo otimizar o espaço disponível na parte de trás do habitáculo. |
O motor 2.0 HDi com 150 cv cai como uma luva no 5008, mesclando boa performance com baixo consumo. O que mais surpreende no propulsor é a força disponível em baixos giros. Com um coeficiente de penetração de 0,29 cx, a boa aerodinâmica isola ruídos de vento indesejáveis e a redução de peso foi conseguida com a adoção de um capô em alumínio e uma técnica de solda a laser adotada pela fábrica de Sochaux, na França, onde o 5008 é produzido. (por Bruno Costa Silva, da AutoMotor/Portugal) |
A 5008 pode receber sete assentos, todos individuais e os do meio com ajustes independentes e dobráveis. Com os assentos da segunda e terceira fileiras rebatidos, aliás, o modelo acomoda até 2.500 litros. Capacidade que fica em 679 litros na configuração normal, sem os bancos extras.
Na parte estética, porém, o 5008 parece maior até que seu antecessor, o 807. A frente curta e abaulada traz faróis trapezoidais e angulosos que se estendem pelas extremidades do capô.
A tampa do motor, por sua vez, tem um ressalto bem ao centro, cuja ponta abriga a logomarca do leão. O que mais chama a atenção, porém, é o generoso para-brisa dianteiro, bem ao estilo da outra marca do Grupo PSA, a Citroën. Destaque também para o teto de vidro panorâmico, herança da linha 308 SW.
De perfil, o 5008 ostenta um visual mais parrudo. As laterais têm cortes mais definidos e a linha de cintura é elevada e reta. Apenas um vinco nasce da ponta dos faróis dianteiros e faz uma espécie de junção com a extremidade das lanternas traseiras.
O conjunto óptico de trás, aliás, tem aspecto bojudo, com lentes posicionadas em colunas que se sobrepõem à tampa do porta-malas. Esta, por sua vez, é levemente abaulada e conta apenas com uma saliência, bem ao centro.
Na Europa, o 5008 começa a ser vendido com quatro motorizações: duas 1.6 a gasolina, uma com comando variável de válvulas, 120 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas, e outra turbo, com 156 cv e caixa manual de seis marchas.
As opções a diesel são a 1.6 de 110 cv, que pode receber a caixa manual de seis marchas ou transmissão automatizada, além da 2.0 com 150 cv e 163 cv e opção de câmbio automático de seis velocidades.
No mais, a nova linha de minivans sai com o normal em termos de segurança para um modelo vendido na Europa: controles de estabilidade e de tração, freios com ABS e EBD, seis airbags, sensores de obstáculos estão entre os itens de série.
Além disso, o modelo é equipado com alerta de distância para o veículo à frente, ar-condicionado automático com saídas para a segunda fila, rádio/CD/MP3, freio de estacionamento elétrico e sistema head-up display, que projeta dados -- como a velocidade - à frente do para-brisa.
Os preços para as versões de cinco lugares do 5008 na Europa começam nos 23.890 euros (cerca de R$ 60 mil) e vão até 39.090 euros (aproximadamente R$ 100 mil). Os dois bancos extras acrescentam mais 990 euros (R$ 2.500).
Para o Brasil, a Peugeot já descartou trazer essa minivan, mas o futuro sedã 508 deve chegar por aqui após seu lançamento na Europa. (por Fernando Miragaya)
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