McLaren apresenta novo seu superesportivo MP4-12C

Da Redação

A inglesa McLaren apresentou nesta quinta-feira (18) seu novo superesportivo, o MP4-12C, modelo com o qual planeja voltar às ruas em 2011, quando as vendas começarão. Apenas mil unidade serão produzidas inicialmente, com preços que entre 125.000 e 175.000 libras (algo entre R$ 340 mil e R$ 480 mil, sem contar impostos ou taxas), a depender do grau de personalização exigido pelo cliente.

  • No vídeo, McLaren MP4-12C é testado por pilotos da Fórmula 1 em Goodwood, na Inglaterra

O MP4-12C é construído seguindo  os princípios de segurança da Fórmula 1, com carroceria de composto de carbono montada sobre uma única estrutura que substitui o chassi, chamada pela McLaren de "monocélula" e feita de fibra de carbono. O superesportivo para duas pessoas conta com motor central de 3,8 litros V8 twin-turbo de 608 cv de potência e 61,18 kgfm de torque máximo a 8.500 rpm (ou 80% da força logos aos 2.000 giros), o M838T, gerenciado por uma transmissão SSG (de Seamless Shift Gearbox) de dupla embreagem e sete marchas. Os freios a disco originais são de alumínio, mas podem ser substituídos por peças de cerâmica. Com esta configuração, o modelo alcança máxima de 320 km/h, aceleração de zero a 200 km/h, pelos dados de fábrica, em cerca de 10 segundos e capacidade de frear totalmente em até cinco segundos.

ÁLBUM DE FOTOS
Divulgação
MAIS IMAGENS DO MP4-12C

Primeiro projeto de veículo de rua da McLaren desde o final da parceira com a Mercedes-Benz, extinta em 2009, com o término da produção do Mercedes-Benz SLR McLaren, o MP4-12C retoma linhas do aclamado McLaren F1, modelo que revolucionou o mercado de superesportivos entre 1993 e 1998, e é o mais novo capítulo numa história de 20 anos, segundo Ron Dennis, atual presidente da divisão automotiva da McLaren.

"Começamos a desenhar e desenvolver modelos para os aficionados por carros esportivos há quase 20 anos e, incorporando tecnologia de ponta que a própria McLaren desenvolveu, acredito que estamos prontos para escrever um novo capítulo na história da empresa", afirmou Dennis.

Desenvolvido desde 2009 com mais de 20 protótipos tendo como pista de teste os principais autódromos do mundo, o McLaren MP4-12C tem construção quase que totalmente artesanal e terá metade de suas vendas divididas entre Reino Unido e Estados Unidos. A outra parte das vendas seria dividida entre os principais países da Europa, principalmente Alemanha, Oriente Médio e leste asiático.

O público-alvo é sobretudo o de consumidores que já possuem um carro esportivo na garagem. Assim, o McLaren MP4-12C deve competir num segmento liderado por modelos como Ferrari 458, Lamborghini Gallardo, Porsche 911 Turbo, Bentley Continental GT e Aston Martin DB9. Acima, estariam modelos como Ferrari 599 GTB e 612 e Lamborghini Murcielago e, num patamar destacado, Bugatti Veyron e modelos da Pagani e Koenigsegg, num nicho inaugurado pela própria McLaren com o F1, que pode acomodar ainda o Mercedes-Benz SLR McLaren e mitos como  Porsche Carrera GT e Ferrari Enzo.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos