Topo

Antes mesmo de existir, Mercedes-Benz Classe A já causa furor

Seria um "mini Classe C"? Mesmo antes de ser apresentado, Classe A já causa discussões - AutoScoops.be
Seria um "mini Classe C"? Mesmo antes de ser apresentado, Classe A já causa discussões Imagem: AutoScoops.be

Da Redação

11/05/2011 18h02

A Mercedes-Benz bem que resistiu, mas os bons resultados do BMW Série 1 e do Audi A3 fizeram com que a marca de Stuttgart voltasse seus olhos ao segmento dos hatches compactos. E o modelo escolhido para representar a fabricante nessa briga será o já conhecido Classe A. Esqueça, contudo, o monovolume que naufragou em vendas e sofreu diversas crítica -- como as que diziam que o "Classe A era tudo, menos um Mercedes".

Seguindo o Concept A, que foi apresentado em abril no Salão de Xangai, na China, o novo Classe A será um hatch. Na ocasião, o carro-conceito tinha linhas arrojadas demais para entrar em produção.

  • AutoScoops.be

    Traços do farol e contorto das grades e para choques lembram carros maiores da Mercedes

Entretanto, a Mercedes-Benz supostamente registrou já uma patente na Europa com as -- também supostas -- formas definitivas do novo Classe A. Reproduções foram veiculadas por diversos sites europeus, como o belga AutoScoops.be e o francês Automobile-magazine.fr.

A julgar pelas imagens, o carro deverá manter o DNA da Mercedes, principalmente na dianteira, muito similar àquela dos carros da Classe C, ainda mais se considerarmos o parachoque dianteiro. O teto tem formato de arco, o que remete a um cupê. Pensou no CLS? O novo Classe A deverá lembrar veículos maiores -- e mais caros -- da marca. Apesar das referências, entretanto, é provável que o novo Classe A seja o veículo de entrada da marca, com vocação para circular nos centros urbanos.

  • AutoScoops.be

    A traseira é o ângulo no qual o carro mais se diferencia de outros modelos da marca alemã

Em meio a tanto "achismo", uma certeza: o carro já causa apreensão antes mesmo de ter suas formas definitivas divulgadas. Isso deverá ocorrer em setembro, durante o Salão de Frankfurt. Até lá, o Novo Classe A deverá render muitas conversas de bar, especulações e, principalmente, preocupações para os executivos de Audi e BMW.