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Volks comemora 25º (e talvez último) ano de liderança do Gol

CLAUDIO DE SOUZA

Editor de UOL Carros

02/01/2012 21h27

A Volkswagen do Brasil começou 2012 comemorando um feito: o hatch Gol fechou o ano passado no topo dos emplacamentos no país, completando 25 anos como campeão de vendas verde-amarelo. Assim, superou o Fusca, da própria Volks e líder ao longo de 24 anos, como recordista de permanência no olimpo automotivo. O carro já vendeu 5,828 milhões de unidades no Brasil.

Mas os números indicam que, ao final de 2012, a marca alemã provavelmente não vai comemorar uma 26ª vitória do Gol.

Os emplacamentos do modelo da Volks estão em declínio desde 2009, quando atingiram o pico dos últimos seis anos, chegando a 303.051 unidades. Prova da boa aceitação da nova geração do Gol, lançada em 2008 -- a partir deste ano, os números de vendas compilados pela Fenabrave (associação das distribuidoras) consideram os Gol G4 e G5.

QUEM SOBE, QUEM DESCE

  • Arte UOL Carros

    Até 2008 os números (compilados pela Fenabrave) referem-se ao Gol G4, ao Mille e ao Palio/Palio Fire. Em 2008 foi lançado o Gol G5 e mantido o G4, e as vendas deles foram somadas. A partir de 2010 as vendas do Novo Uno e do Mille também são reunidas em dado único. Como se nota no gráfico, a curva do Uno é ascendente, enquanto a do Gol cai; a esperada recuperação do Palio em 2012 deve ajudar o Uno a ir ao topo.

Também em 2009, o Fiat Palio passou raspando pelas 200 mil unidades (somando o modelo anterior e o Fire). O compacto da marca italiana já dava sinais de cansaço e a partir do ano seguinte despencou nas vendas -- não porque cresceram as do Gol, mas porque a Fiat lançou o Novo Uno, que "roubou" milhares de potenciais compradores do próprio Palio. Um caso exemplar da chamada "canibalização" intramarca. Note-se que a Fenabrave ainda considera as vendas do Uno e do Mille como as de um carro só.

O lançamento do Palio 2012, com a mesma plataforma do Novo Uno e bastante melhorado em relação ao pífio carro anterior (que, de tão ruim, não ficou nem como opção "pelada" da Fiat), não ocorreu a tempo de influenciar no ranking do ano passado: até a primeira quinzena de dezembro foram 98.530 unidades emplacadas. Mas é evidente que, ao longo dos próximos 12 meses, o compacto da Fiat vai melhorar sua performance. E qualquer quantidade entre 150 mil e 200 mil emplacamentos do Palio este ano (a Fiat prevê cerca de 168 mil) vai ajudar a emagrecer as vendas do Gol.

Verdade que o Palio também deve corrigir para baixo as vendas do Novo Uno. Só que a diferença entre este e o Gol caiu (no ano, e ao final da primeira quinzena de dezembro) para cerca de 20 mil carros. É pouco.

UOL Carros acredita que em 2012 a dobradinha Uno/Mille vai superar os Gol G4/G5 e liderar as vendas de carros novos no Brasil. Razões para isso:

1) A curva nas vendas do Gol é descrescente desde 2009, e deve continuar assim até a reestilização do modelo, no meio do ano;

2) A própria reestilização, que tende a ter efeito positivo no médio prazo, deve atrapalhar as vendas do Gol ao longo de dois ou três meses (não muito, mas numa briga como a atual isso conta);

3) Como dito mais acima, o Palio vai crescer nas vendas e roubar clientes do próprio Uno, mas sua gama é mais completa e organizada que a do Gol, e isso pode ser decisivo na hora de decidir uma compra. Por exemplo, o Palio renovado tem três opções de motor (1.0, 1.4 e 1.6), contra duas do Gol, com abismo de 60% entre elas (1.0 e 1.6).


Ou seja: as vendas do Uno devem cair um pouco este ano, mas as do Gol devem cair mais.

Vale observar que esta briga só terá sentido até 2014. Com a obrigatoriedade de ABS e airbag em todos os carros nacionais, devem sair de linha o Mille (que hoje engorda os números do Uno), o Gol G4 e o Palio Fire. Então o embate mais interessante vai ser entre o futuro city car da Fiat, a ser fabricado em Pernambuco, e o Volkswagen Up! nacional.