Peugeot 308 estreia motor 1.6 de 122 cv e parte de R$ 53.990
A Peugeot apresenta nesta quarta-feira (15) o hatchback 308, modelo de porte médio que aposenta o 307 no Brasil. Lançado na Europa em 2007, o carro chega ao país vindo da Argentina (onde é fabricado desde o ano passado) já com o face-lift mostrado no Salão de Genebra de 2011.
A gama do 308 inclui as seguintes versões, com seus respectivos preços e conteúdos conforme divulgados pela Peugeot (cada pacote inclui os itens do imediatamente anterior, salvo se houver um similar mais sofisticado):
308 Active 1.6 manual -- R$ 53.990
Ar-condicionado; direção eletro-hidráulica; airbag duplo frontal; freios ABS; computador de bordo; para-brisa acústico; banco do motorista com regulagem de altura; volante em couro com regulagem de altura e profundidade; vidros elétricos dianteiros e traseiros seqüenciais e com anti-esmagamento; retrovisores elétricos; travamento elétrico centralizado das portas; CD Player com MP3; comando do rádio na coluna de direção; roda em liga leve de16 polegadas.
308 Allure 1.6 manual -- R$ 56.990
Ar-condicionado automático digital bi-zone com saída de ar traseira; faróis de neblina dianteiros; conexão USB para iPod/MP3 Player e entrada AUX; conexão Bluetooth para celular (kit mãos livres) e audio streaming; acendimento automático dos faróis; limpador do para-brisa automático; grade do para-choque dianteiro com frisos cromados; retrovisor interno eletrocrômico; apoios de braço individuais nos bancos dianteiros.
308 Allure 2.0 manual e automático -- R$ 59.990 e R$ 63.990
Roda em liga leve de17 polegadas; regulador e limitador de velocidade; painel de instrumentos de fundo branco (versão automática); teto panorâmico de vidro com opcional.
308 Féline 2.0 automático -- R$ 70.990
Alarme; bancos em couro; teto panorâmico de vidro; retrovisor externo rebatível eletricamente; luzes diurnas em LED; sensor de estacionamento traseiro; dois airbags laterais (proteção do tórax dos ocupantes dianteiros); dois airbags tipo cortina (proteção à cabeça dos passageiros dianteiros e traseiros); controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR); soleira em alumínio com inscrição Peugeot; pedais em alumínio; GPS com tela colorida retrátil (item opcional).
O motor 1.6 do 308 é o EC5, bicombustível, que possui o sistema Flex Start, eliminando o tanquinho de gasolina que ajudaria a ignição em dias frios. Moderno e apresentado há alguns meses com pompa e circunstância pela PSA, é fabricado no Brasil e entrega 122 cavalos de potência com etanol no tanque, a 5.800 rpm (115 cv a 6.000 rpm com gasolina). O torque é de 16,4/15,4 kgfm a 4.000 rpm.
Já o propulsor 2.0, também bicombustível, entrega 151/143 cv (a 6.000 e 6.250 rpm) e 22/20 kgfm (a 4.000 rpm). O câmbio manual é de cinco marchas, e o automático, de quatro, com opção de trocas sequenciais.
Como referência rápida de estilo, vale dizer que o 308 é muito parecido com o 307 no que poderíamos chamar de "presença". No entanto, a dianteira parece herdada do 408 (embora a fabricante mencione o 508), assim como o aspecto geral da cabine. Na prática, pode-se dizer que ambos são variações de carroceria do mesmo carro (o 408 não tem hatch, o 308 não tem sedã).
A Peugeot destaca o amplo porta-malas, com capacidade para 430 litros de carga. O entre-eixos de 2,6 metros aproveita bem a estrutura de um carro que mede pouco mais de 4,27 metros, enquanto o desenho da cabine, especialmente o recorte e o posicionamento das peças, gera sensação de espaço abundante.
Outras informações sobre o Peugeot 308 e as impressões ao dirigir o modelo serão publicadas logo mais.
Viagem a convite da Peugeot
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