Topo

Dacia mostra van Lodgy, herdeira da Renault Scénic, e confirma novo Sandero

Lodgy segue conhecida receita de Logan, Sandero e Duster e deve tomar lugar que foi da Scénic - Newspress
Lodgy segue conhecida receita de Logan, Sandero e Duster e deve tomar lugar que foi da Scénic Imagem: Newspress

Rodrigo Lara

Do UOL, em Genebra (Suíça)*

07/03/2012 11h46Atualizada em 07/03/2012 14h34

Marca de baixo custo da Renault, a romena Dacia pode não atrair a mesma atenção em Genebra do que a alcançada por marcas consagradas. Para o mercado brasileiro, entretanto, os carros da fabricante estão entre os mais interessantes. Basta lembrar de Sandero, Logan e Duster, que em nosso país recebem o emblema Renault e são legítimos carros de volume.

Assim, a novidade da vez é o monovolume Lodgy. Chamado na Europa de MPV (veículo multi-proposta), o carro é destinado a famílias grandes que precisam de espaço, mas sem pagar muito por isso. Essa definição causa uma espécie de déjà vu ao brasileiro, afinal, é o principal argumento de marketing da dupla Sandero e Logan. Estilo defasado, acabamento pobre ou qualquer característica ruim fica em segundo plano diante da soma dos itens “espaço" e "baixo preço”.

Dacia Lodgy mostra detalhes em vídeo

Aqui na Europa, porém, o “baixo preço” é realmente baixo: 9.900 euros, cerca de R$ 23 mil. O carro será vendido, primeiramente, no leste europeu. O plano, segundo um executivo da marca, é expandir o território de atuação do Lodgy rumo ao restante da Europa para, depois, atacar em países emergentes, como o Brasil, já com o emblema da marca-mãe francesa, talvez um nome mais chamativo e a missão de ocupar o espaço que já foi da Scénic.

TEM ESTILO
Como virou moda entre os monovolumes, o Lodgy tem a opção de ser configurado com cinco ou sete lugares. Na configuração de cinco pessoas, além do espaço bom para os ocupantes, o carro também permite carregar uma bela bagagem: 827 litros. Essa capacidade cai para 207 litros no caso do transporte de sete pessoas, mas pode chegar aos 2.617 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Um verdadeiro latifúndio.

E, para quem achou que esse dia nunca chegaria, uma surpresa: sim, o Lodgy é bonito. O estilo, proporcional, equilibra bem as superfícies planas com os elementos da carroceria, como conjuntos ópticos e apliques de plástico, deixando visual do carro competente. O Lodgy mede 4,5 metros de comprimento, 1,75 metro de altura e ótimos 2,81 m de espaço entre-eixos.

Se no exterior o Lodgy vai bem, quem entrar no carro de olhos fechados vai pensar que está em um Sandero. O painel utiliza um desenho bastante similar ao do hatch, com alguns aprimoramentos no quesito ergonomia -- sim, aqui falamos da posição de comandos como os dos vidros elétricos. Também há itens mais avançados, e provavelmente destinados apenas ao mercado europeu, como um navegador com tela sensível ao toque de sete polegadas, que também controla o sistema de som, interface com o celular e outras funções do carro.

QUE ABACAXI!

  • Newspress e Divulgação

    À esquerda, o arremate de faróis e grade frontal do Lodgy, simples, mas competente; do lado direito, porém, o deslize da Renault e sua marca romena: abacaxi no porta-objetos tenta mostrar virtude familiar do monovolume, mas fruta pode se soltar numa situação real de perigo e, em alguns mercados (no Brasil, por exemplo), simbolizar "mico" que comprador nenhum quer

Aqui na Europa, o carro terá quatro opções de motores: duas a gasolina e duas a diesel. Os motores a gasolina são o 1.6 MPI de 91 cavalos e o TCe 115, de 1,2 litro e turbo, capaz de gerar até 122 cavalos. Essas informações abrem espaço para a dedução lógica de que, no Brasil, o carro pode ser equipado pelo menos com os conhecidos blocos flexíveis (gasolina e etanol) 1.6 de 110/115 cv e de 2 litros de 138/142 cv. A conferir.

NOVO SANDERO 
Além de mostrar o Lodgy, a Dacia revelou outra informação interessante para o brasileiro. O hatch Sandero deverá ganhar uma nova geração ainda esse ano, sendo mostrada, provavelmente, no Salão de Paris, no final de setembro. Perguntados sobre quais seriam as novidades desse carro e quando ele chegaria ao Brasil, não houve qualquer tipo de previsão. Mas que ele vem, vem.

* Viagem a convite da Mercedes-Benz