Range Rover Evoque conversível traz fórmula paradoxal, mas que pode dar certo
O que aconteceu com a tradicional Land Rover? Primeiro, lançou um carro que rompe com a imagem que sempre tivemos dos veículos da marca: classudos, porém conservadores e quadradões. O veículo citado, obviamente, é o Range Rover Evoque.
As formas retilineas e ligeiramente ascendentes do Range Rover Evoque combinam bem com o...
..."corte" na carroceria para transformá-lo em conversível; conceito ficou ligeiramente mais parrudo que o SUV-cupê original
Tinha tudo para dar errado: o design achatado e retilíneo lembra o daqueles carros-conceito que jamais ganharão as ruas, e nada tem a ver com o público cativo da marca. Mas deu certo e o Evoque é um sucesso de vendas que (além de ser um excelente carro) lança as bases para os futuros modelos da Land Rover.
Prova disso é o que a marca inglesa (hoje controlada pelos indianos da Tata Motors) mostra aqui em Genebra. Misturar a sigla SUV (utilitário esporte) com a palavra "conversível" é tão lógico quando comer macarrão coberto com sorvete. Não faz sentido construir um carro com essa configuração, dirão alguns. Mas o Evoque original, quando apresentado como o conceito LRX aqui mesmo em Genebra, fazia sentido? Muitos torceram o nariz na ocasião, assim como fazem com o Evoque Convertible Concept agora. E deu no que deu...
O Evoque conversível é baseado na versão de duas portas do modelo convencional. No lugar do teto rígido, entra em ação uma cobertura maleável totalmente retrátil e um sistema de segurança denominado Roll Over Protection System, que protege os ocupantes em caso de capotagem.
Em termos de estilo, o aspecto radical do Evoque "normal" acaba combinando bem com a ausência do teto no protótipo conversível. E, quando ele está estendido e cobrindo os ocupantes, a aparência do carro -- se não chega a ser tão sedutora quanto a do original -- não é nada que cause estranheza.
A Land Rover não confirmou a produção dessa variante do SUV, dizendo que se trata apenas de um estudo para medir a reação do público. O que foi possível notar, andando pelo estande da fabricante aqui no Salão de Genebra entre centenas de jornalistas especializados do mundo todo, é que o Evoque Convertible conseguiu, em proporções similares, críticos e fãs.
E, se fosse para apostar, UOL Carros cravaria: ele vai ser produzido. A justificativa: em sua atual fase, a Land Rover segue o senso comum da indústria automotiva. Só que ao contrário.
* Viagem a convite da Mercedes-Benz
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.