Novo Hyundai i30 é flagrado chegando a São Paulo; modelo terá motor flex
O novo Hyundai i30 já está "passeando" por São Paulo. Os leitores Ricardo Vernizzi e Fernando Vaz fotografaram o caminhão carregado com duas unidades do modelo sem nenhuma camuflagem -- é comum as montadoras disfarçarem as novidades mesmo quando estão em plena operação de transporte e entrega.
OS DETALHES DO HATCH
A nova geração do Hyundai i30 foi apresentada mundialmente no Salão de Frankfurt de 2011
Os dois carros que você vê nas fotos saíram da fábrica da Hyundai em Anápolis (GO), onde a marca diz que fabrica o Tucson com motor bicombustível, e chegaram a São Paulo na manhã desta quinta-feira (8). A primeira foto que chegou à Redação, de Vernizzi, está no alto desta reportagem. Depois chegaram as enviadas por Vaz.
Eram apenas dois carros na minicegonha, mas a amostra de cores não permite muita animação -- é quase certo que o i30 continuará sendo vendido no Brasil apenas com as opções prata e preto. Talvez venha branco.
A Hyundai-CAOA entrou em contato com UOL Carros na tarde desta quinta e confirmou que se trata do novo i30, mas negou que as unidades estivessem a caminho de uma revenda da marca. Segundo a assessoria, trata-se de carros destinados à homologação (processo que antecede a liberação para venda no Brasil).
Este flagra, dos mesmos dois carros, mostra que o novo i30 será lançado com motor flex: é o que está escrito sob o nome do modelo, logo abaixo da lanterna direita
MOTOR
Como o SUV ix35 -- que em outros mercados substituiu o Tucson, mas que aqui é outro modelo -- já foi anunciado com motor flex para o final deste mês, era natural esperar que o i30, maior sucesso da fabricante sul-coreana no Brasil, também surgisse em sua nova geração com motor bebendo gasolina e etanol. Nas fotos de Fernando Vaz, nota-se que o i30 preto traz uma inscrição logo abaixo do nome do modelo, perto da lanterna traseira direita. Trata-se da identificação "Flex".
O motor do ix35, apesar de ser 2.0 como a unidade a gasolina do i30 "antigo", é potente demais para hatch: também usado pelo Kia Sportage flex, ele entrega 169/178 cavalos. Por sua vez, um motor 1.6 aspirado, como o que move o Kia Soul, pode desanimar potenciais compradores pelo "recuo" em relação à capacidade atual, de 2.000 cm³.
Em todo caso, especificação de motores não é exatamente um assunto que agrada à Hyundai. Vale aguardar a publicidade do modelo, canal de informação priorizado pela fabricante, para matar essa dúvida.
EM PRIMEIRO
Mesmo dotado de propulsor exclusivamente a gasolina, o i30 não tem tido dificuldades para manter a liderança nos emplacamentos entre os hatches médios no Brasil, segundo a Fenabrave (associação das distribuidoras). Neste ano, até o final de fevereiro, foram 3.424 unidades vendidas, contra 2.670 do vice, o Ford Focus. Com motor flexível e um novo visual muito mais moderno, na escola de estilo da "escultura fluida" e bem longe de vulgaridades como copiar do BMW Série 1, o i30 tem cartas na manga para ampliar ainda mais suas vendas.
O novo i30 chega ao Brasil no momento em que a fabricante mostra a renovada versão perua do carro, a i30 CW, no Salão de Genebra. O hatch mudou no exterior no ano passado e foi apresentado no Salão de Frankfurt 2011. A Hyundai fala em lançá-lo por aqui no segundo semestre, mas a iminente chegada do Chevrolet Cruze deve adiantar esse cronograma.
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.