De olho nos ricos de mercados emergentes, Bentley lança conceito controverso
Que a China é o mercado que mais atrai a atenção das empresas que fabricam carros é senso comum. E engana-se quem pensa que o mercado chinês é atrativo apenas para quem pretende vender os chamados carros de volume: há espaço -- de sobra -- para veículos luxuosos.
Prova disso é o conceito EXP 9 F que a Bentley apresentou durante o Salão de Genebra. Voltado justamente aos milionários chineses -- assim como ao público de alto poder aquisitivo do Oriente Médio e da Rússia --, o EXP 9 F trata-se de um utilitário esportivo de alto luxo. Curiosamente, era esperado que em Genebra outra fabricante apresentasse seu “veículo familiar”. No caso, era aguardada a estreia de um SUV da italiana Lamborghini, o que acabou não ocorrendo.
O EXP 9 F é, antes mais nada, um Bentley. Portanto, o luxo interno é extremo, com o uso de materiais nobres em profusão, como couro, madeira e alumínio. O mesmo vale para a motorização: haverá a opção de equipar o carro tanto com um motor 6.0 W12 quanto com um 4.0 V8.
TROPEÇO VISUAL
Se no conteúdo o EXP 9 F ganha pontos, o design do carro coloca qualquer qualidade interior a perder. Era possível notar, à distância, a presença do protótipo no Palexpo. O carro chamava a atenção, sem dúvida, mas ao nos aproximarmos do estande da Bentley a sensação era, no mínimo, aterrorizante.
O SUV da Bentley é, para sermos educados, desproporcional. O tamanho das rodas não conversa com o restante do carro, sendo que o mesmo vale para o conjunto óptico. O perfil lembra um pouco o Land Rover Range Rover Vogue. Porém, enquanto no Vogue esse perfil quadradão é tradicional e faz parte da identidade da marca, no Bentley o resultado é, para dizer o mínimo, desastroso.
A Bentley não confirmou a produção do carro, mas a julgar pelo crescimento da demanda de alto luxo em países emergentes, é de se supor que em um futuro próximo o EXP 9 F ganhe as ruas. E resta aos endinheirados fãs da marca torcerem para que, até lá, o SUV passe por uma bela reforma estilística.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.