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Ford baixa testosterona do novo Mustang com versão mais feminina

Mustang GT High Gear Concept: rodas, logo, friso e detalhes em ouro rosa e LEDs azulados - Divulgação
Mustang GT High Gear Concept: rodas, logo, friso e detalhes em ouro rosa e LEDs azulados Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/06/2012 18h44

Ainda há quem consiga ver em um determinado carro o símbolo de masculinidade, de feminilidade ou ainda da afirmação e superioridade de uma dessas acepções sobre a outra, por mais que a indústria automotiva (que um dia foi amplamente misógina, vale dizer, mas que já não pode mais ser definida desta forma) venha se esforçando para tentar provar algo bem diferente: como o importante é vender para quem estiver disposto a comprar, o carro atual é, cada vez mais, feito para atender a todo público, sem distinção. Prova disso é que um dos últimos bastiões da machismo automotivo, o nicho dos muscle cars americanos, começa também a ser modificado com a proposta de deixar um de seus ícones, o Ford Mustang, mais fino, requintado e até delicado.

MÃO DUPLA

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    Acima, Jennifer Seely, designer da Ford e criadora da versão mais feminina do Mustang 2013: "O importante era transcender a ideia original do Mustang. Isso foi um mundo masculino por muito tempo e é interessante fazer parte desta mudança".

    A indústria automotiva mostra, porém, que a ideia inversa também é válida. A nova geração do alemão Mercedes-Benz Classe A, por exemplo, perdeu o estilo de "carro de mãe" que carregou desde a década de 1990 para adotar o visual atual, mais aerodinâmico, até certo ponto masculino e, de fato, muito mais atraente e fácil de vender (abaixo).

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A ideia de baixar a dose de testosterona do Mustang surgiu há seis meses na forma de um concurso entre equipes formadas por 20 mulheres dos setores de de design, engenharia e pós-venda da Ford americana e do Sema Show, o maior evento anual de tuning automotivo e projetos especiais do mundo, sediado em Las Vegas. Três projetos finalistas baseados no Mustang 2013 foram submetidos ao voto de comunidades na internet, que aclamaram o conceito Mustang GT High Gear campeão.

O modelo foi criado pela designer Jennifer Seely, da equipe de desenvolvimento de projetos da Ford, que define o GT High Gear como "um Mustang mais feminino, que toma forma com o uso de materiais inspirados na joalheria, mais refinados e luxuosos".

A carroceria é dominada pelo tom preto fosco satin, mas salta aos olhos o uso de ouro rosa em substituição aos apliques cromados normalmente utilizados: o símbolo do cavalo selvagem na grade frontal, a barra horizontal que delimita o para-choque frontal, as carcaças dos retrovisores e até a cobertura das rodas esportivas são feitas com o metal nobre.

O uso de ouro rosa, aliás, foi também a aposta da estilista e ex-Spice Girl Victoria Beckham para a personalização especial do Range Rover Evoque feita para o Salão de Pequim, em abril (lembre do modelo clicando aqui)

No interior da cabine do Mustang, além do ouro rosa em faixas no painel, volante e no pomo do câmbio, Seely decidiu usar também tecidos mais suaves -- como o suede (um tipo de poliéster com toque similar a camurça) -- e ainda substituir o tradicional couro automotivo pela variação utilizada por casas de alta-costura.

Suspensões, freios, sistema de som e até o trem de força (a versão GT do Mustang 2013 chegará ao mercado americano ainda neste semestre equipada com um V8 de 420 cavalos com câmbio automático sequencial de seis marchas) receberam mudanças para trocar a pegada agressivamente masculina por algo mais agradável ao público feminino.

O toque final, que a designer chama de "olhos de anjo", vem do uso de LEDs com iluminação azulada, quase em tom de neon, no lugar da tradicional cor leitosa.

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    Interior do conceito mescla ouro rosa a couro de alto nível e tecido com toque aveludado

O Mustang GT High Gear Concept será exibido no Sema Show entre 30 de outubro de 2 de novembro e depois será leiloado no site de comércio virtual Ebay. O preço inicial ainda não foi definido, mas a renda obtida será revertida ao fundo de educação mantido pela Fundação Sema, que ajuda estudantes de baixa renda a se formarem em algumas das áreas de especialização de interesse da indústria automotiva.