Fiat reforça Strada e atualiza Palio Weekend e Siena EL na linha 2013
A Fiat apresenta nesta quarta-feira e quinta-feira (13 e 14) a atualização da picape Strada, do sedã Siena EL (versão de entrada do compacto, que se posiciona abaixo do novo e maior Grand Siena) e da perua Palio Weekend, que chegam ao mercado como linha 2013.
Quem esperava mudança de plataforma com aumento de espaço ou alteração de estilo radical vai se decepcionar. Via de regra, os novos modelos trazem apenas mudanças de visual externo e interno e rearranjo de equipamentos típicos de meio de vida -- alterações de grafismo do painel, revestimento interno, volantes, rodas e calotas --, que os alinham com o restante da gama Fiat. No geral, houve adoção de para-choques inspirados no do Grand Siena, enquanto olhos (muito) mais treinados vão enxergar uma grade frontal mais próximo daquela do novo Palio na Palio Weekend Adventure e Strada Adventure.
Os preços dos novos modelos são os seguintes:
- Strada Working 1.4 Fire cabine simples: R$ 31.490
- Strada Working 1.4 Fire estendida: R$ 34.540
- Strada Working 1.4 Fire dupla: R$ 38.440
- Strada Trekking 1.6 E-torq simples: R$ 38.350
- Strada Trekking 1.6 E-torq estendida: R$ 41.150
- Strada Trekking 1.6 E-torq dupla: R$ 45.050
- Strada Adventure 1.8 E-torq estendida: R$ 47.490
- Strada Adventure 1.8 E-torq dupla: R$ 51.490
- Strada Adventure 1.8 E-torq Dualogic dupla: R$ 54.060
- Siena EL 1.0 Fire: R$ 28.150
- Siena EL 1.4 Fire: R$ 30.970
- Palio Weekend Attractive 1.4 Fire: R$ 41.490
- Palio Weekend Trekking 1.6 E-torq: R$ 43.360
- Palio Weekend Adventure 1.8 E-torq: R$ 51.210
- Palio Weekend Adventure 1.8 E-torq Dualogic: R$ 53.390
A linha 2013 padroniza a versão de Strada e da Palio Weekend de acordo com motorização: na picape, a configuração de entrada passa a ser a braçal Working, sempre com motor 1.4 Fire de 86 cavalos com etanol; a Trekking tem sempre motor 1.6 E-torq, novidade na linha do utilitário, com 117 cv (etanol); e, no topo, a Adventure obrigatoriamente com o motor 1.8 E-torq de 132 cv máximos com o combustível vegetal. O mesmo padrão vale para a perua, mas com as versões Attractive (sempre 1.4), Trekking (1.6) e Adventure (1.8).
A Strada 2013 passa a oferecer, também, a configuração Cabine Dupla em todas as versões (complementando a disponibilidade de cabine simples e estendida), além dos conhecidos câmbio automatizado com possibilidade de trocas também em borboletas no volante (Dualogic) e sistema de bloqueio do diferencial (Locker) como itens opcionais da versão mais cara -- equipamentos também estão presentes na perua Palio Weekend, que conta ainda com airbags dianteiros e freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição da força de frenagem) de série.
O reforço deve servir, segundo a Fiat, para manter ainda mais viva a capacidade de ataque da picape às rivais: a Strada é o veículo comercial leve mais vendido do país -- a Fiat aponta uma participação beirando os 24% no segmento, sendo que o modelo responde por quase 48% das vendas de picapes compactas do país.
BASE
Já o sedã Siena EL chega com os motores Fire 1.0 e 1.4 e uma lista maior de equipamentos de série, para regularizar seu posicionamento abaixo do recém-lançado Grand Siena (leia aqui a avaliação da versão 1.4 do sedã compacto espichado). Painel, quadro de instrumentos, rádio, volante, revestimento interno, ordem dos porta-objetos, apoio para o pé esquerdo do motorista e adoção de saias laterais na base da carroceria são as novidades.
Lançamento e teste para a imprensa especializada e distribuidores estão sendo realizados em Recife, capital do Estado de Pernambuco, que cada vez mais toma forma como nova "casa" da Fiat: a montadora está instalando sua nova fábrica na cidade de Goiana, de onde entregará um modelo compacto popular (abaixo do Uno e nos moldes de Nissan March, Toyota Etios, Hyundai HB e do futuro Volkswagen, que deve ser baseado no europeu Up).
Viagem a convite da Fiat do Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.