Fiat mostra o 'folgado' 500L; vote para ele vir (ou não) ao Brasil
A Fiat mostra no Salão de Paris 2012 o 500L, espécie de multivan que empresta o nome do vitorioso 500 (ou Cinquecento), mas que na verdade divide plataforma com o Punto. O modelo, por ora, não tem previsão de lançamento no Brasil: ele é fabricado na Sérvia, e por isso chegaria ao país com sobrepreço de importado -- mesmo caso das primeiras levas do 500, trazidas da Polônia (hoje ele vem do México).
No entanto, a promessa da Fiat internacional é de que ele será vendido em 100 países a partir de 2013, inclusive nos Estados Unidos. Abre-se a possibilidade, portanto, de o 500L também ser fabricado no México -- para abastecer os EUA.
Seu eventual lançamento no Brasil ficaria, assim, muito mais provável, para ocupar um espaço na gama Fiat em que têm um pé (ou uma roda) Palio Weekend, Doblò e até Freemont, mas nenhum deles de modo definitivo.
Outra possibilidade, talvez mais remota, é o 500L ser fabricado no Brasil.
Você acha que a Fiat deve lançar o 500L no Brasil?
Enquete encerrada
Total de 8163 votosValide seu voto
ELE É POP
A proposta do modelo está expressa na letra que segue o numeral: no material de imprensa em inglês, o "L" tem três significados: "large", "light" e "loft". Numa adaptação ao português, temos "grande", "leve/iluminado" e "espaçoso".
Os nomes das versões do 500L seguem o mesmo caminho metido a bacana: Pop, Pop Star (a das fotos), Easy e Lounge. Um dos opcionais é uma cafeteira para espresso, com a grife Lavazza; outro é um sistema de som premium.
O visual do 500L parece uma mistura de vários modelos da Fiat, entre eles, obviamente, o Cinquecento, mas também Punto e Palio. O teto reto e os conjuntos ópticos pequenos são as características que mais chamam atenção. É possível combinar cores na carroceria -- são 333 configurações possíveis.
Com entre-eixos de 2,61 metros em apenas 4,15 metros de comprimento, o 500L é capaz, segundo a Fiat, de transportar cinco adultos de 2 metros (sim, 2 metros) e suas bagagens. A cabine é realmente espaçosa, mas como a chance desse hipotético quinteto de gigantes efetivamente andar de 500L é mínima, a fabricante pode falar o que quiser.
A motorização do 500L conta com duas opções a gasolina, uma delas o fascinante TwinAir de 0,9 litro e 105 cavalos de potência; outra é o mais simples 1,4 litro, de 95 cv. A versão turbodiesel tem o propulsor MultiJet de 1,3 litro. Em 2013, o modelo vai ganhar opção de motor a gás natural. Os preços começam em 14.900 euros.
Viagem a convite da Anfavea
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.