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Peugeot vai lançar 207 Blue Lion, 'pelado', antítese do 208 e nota A de consumo

Claudio Luís de Souza

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/10/2012 12h15

A Peugeot lança no Brasil em novembro o 207 Blue Lion, versão de entrada do compacto (e, portanto, da gama da fabricante) com a proposta única de eficiência energética, vale dizer, baixo consumo de combustível. O preço ainda não está definido, mas pode-se esperar um valor na vizinhança dos R$ 25 mil.

Desta forma, a versão concorreria principalmente com o re-estilizado Renault Clio, além de Ford Ka, Chevrolet Celta e Fiat Mille.  

O 207 Blue Lion, ausente do Salão do Automóvel de São Paulo, não terá direção hidráulica e ar-condicionado nem como opcionais. Também não entregará sistema ABS (antitravamento) nos freios ou airbags frontais. Tudo isso para "emagrecer" o compacto e obter melhores médias de consumo com o velho motor 1.4, oito válvulas, bicombustível.

Ou seja, nada a ver com propostas como a BlueMotion da Volkswagen, que na Europa conta com motores turbodiesel e, no Brasil, incorpora itens específicos para minorar consumo e emissões poluentes e de gases-estufa (como pneus de baixo atrito e grades frontais redesenhadas). 

Na medição de eficiência energética do Inmetro para 2012, o 207 Blue Lion foi o único carro da Peugeot a obter nota A, chegando a 15 km/litro de gasolina na estrada. O restante da gama 207 obteve conceito C (fez 13,7 km/l com o mesmo motor). Fica no ar a sensação de que a fabricante tirou o Blue Lion da cartola apenas para não fazer feio na etiquetagem energética de 2012 (a medição é realizada mesmo com modelos ainda inéditos, mas previstos para seu ano de vigência).

Como ABS e airbags serão obrigatórios em todos os carros vendidos no Brasil a partir de 2014, essa versão do 207 tem prazo de validade: 31 de dezembro de 2013. E, de qualquer forma, o chiquérrimo 208, perfeita antítese do "coitadinho" 207 Blue Lion, acaba de chegar ao mercado já com nota A garantida, porque usa os mesmos motores do Citroën C3 -- agraciado pelo Inmetro com o conceito máximo em 2012.

Os resultados do programa de etiquetagem para 2013 serão divulgados em janeiro. A gama 207, segundo a Peugeot, ainda terá vida longa, mesmo sem o "leão azul" e com o 208.