Audi mostra força com RS7 e SQ5, esportivos garantidos para o Brasil
A Audi demonstra força no Salão de Detroit deste ano, ao apostar tudo em versões poderosas de modelos já conhecidos: o RS7 é a mais sanguinária configuração do cupê de quatro portas A7, enquanto o SQ5 abre o caminho esportivo para os SUVs da marca. Ao fundo, ficaram modelos lançados há pouco tempo, como R8 reestilizado e o RS5 conversível.
Estreando ainda este ano nos mercados desenvolvidos, tanto RS7 quanto o SQ5 têm chegada ao Brasil garantida pela Audi. O cupê esportivo será vendido na Europa no segundo semestre deste ano, antes de desembarcar aqui no primeiro trimestre de 2014. No caso do SUV, a data de chegada ainda está indefinida. Incertos também são os preços a serem cobrados.
EXECUTIVO ANABOLIZADO
O RS7 tem ainda mais poderio que o já forte S7: o motor 4.0 V8 biturbo rende até 567 cavalos com 71,4 kgfm de torque -- a partir de baixíssimas 1.750 rpm -- e, comandado pelo câmbio automático de oito marchas, é capaz de fazer o cupê perder a placidez executiva ao acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. O limitador de velocidade poda tudo aos 250 km/h, por segurança.
De acordo com a fabricante, o motorzão do RS7 ainda pode desativar metade dos cilindros -- se comportando como um simples quatro-cilindros -- quando a performance não é requisitada pelo motorista e assim reduz seu consumo. A promessa é fazer até 10,5 km/litro.
Entre os itens de segurança, o carro tem diferencial esportivo na traseira, freios ABS (sistema antiblocante) de carbono-cerâmica de última geração, EBD (distribuição da força de frenagem) e controle de estabilidade eletrônico. A carroceria é feita com vários componentes de fibra de carbono, para reduzir peso e elevar a resistência.
A tração integral quattro distribui o torque 40% à frente e 60% à traseira, mas muda de comportamento conforme as condições de aderência e pressão sobre o acelerador. O RS7 pode ter suspensão a ar, dois centímetros mais baixa que a do S7, ou um conjunto esportiva com controle dinâmico. As belas rodas cromadas são de 20 polegadas (aro 21" opcional).
Por dentro, o acabamento é de couro padrão ou Alcantara. Painel ainda possui relógios com temperatura do óleo e pressão dos turbos e um cronômetro.
SUV DA LINHA S
O SQ5 é o primeiro SUV da Audi produzido em série em versão esportiva -- o RS Q3, mostrado em 2012, era apenas um conceito.
O jipinho usa o mesmo motor V6 3.0 TFSI do sedã A6 e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 s. O câmbio é o Tiptronic, automático de oito marchas, e pode ser comandado por borboletas atrás do volante. A tração, assim como no RS7, é integral. Segundo a Audi, modelo é capaz de fazer 11,8 km/l de gasolina.
FORÇA BRUTA
Audi SQ5 a gasolina: variante mais forte do Q5 usa motor 3.0 V6, com compressor, de 360 cv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.