Topo

Consumidor brasileiro quer ver marca chinesa Qoros no país

Qoros 3 Sedan, sedã médio da marca, faz sua estreia no Salão de Genebra deste ano  - Denis Balibouse/Reuters
Qoros 3 Sedan, sedã médio da marca, faz sua estreia no Salão de Genebra deste ano Imagem: Denis Balibouse/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/03/2013 12h30Atualizada em 11/03/2013 13h05

Em enquete realizada por UOL Carros (sem valor científico e que representa apenas a opinião de um grupo de leitores que quiseram participar) com 3.052 votos, o consumidor brasileiro afirma que quer ver a chinesa Qoros no país.

A alternativa mais escolhida, que dizia que a marca tem tudo para fazer bonito por aqui, recebeu 42% do total dos votos.

35% preferem carros europeus e têm posição indiferente em relação à chinesa -- ou sequer a conhece.

Os outros 23% afirmam que o mercado brasileiro já está saturado de marcas chinesas e sua vinda não é necessária.

QOROS
A Qoros não é a subsidiária de luxo da Chery, como você deve ter lido por aí (a Chery apenas possui participação -- 50% -- em suas ações). Trata-se, na realidade, de mais uma fabricante que quer ser melhor que as atuais chinesas e planeja entrar na Europa via países do leste (ex-comunistas e mais pobres). O Oriente Médio é a próxima meta. O Brasil pode se tornar outra.

O 3 Sedan, apresentado em Genebra, embora concebido pelo ex-designer da Mini Gert Hildebrand, passa uma primeira impressão genérica. Ele lembra carros da Kia de uma geração anterior, tem faróis exagerados, assim como a barra cromada sobre a grade, rodas de 18 polegadas chamativas e lanternas com LED que parecem citar de propósito a BMW.

São 4,61 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, o que, no Brasil, seria considerado um sedã-médio bem parrudo. O motor pode ser 1.6 turbo ou aspirado. O câmbio, manual ou automatizado de dupla embreagem, sempre com seis marchas.

UOL Carros agradece a participação dos leitores. Fiquem ligados para novas enquetes.