Topo

X4 Concept é meio do caminho entre SUVs e crossovers da BMW

X4 Concept tenta se diferenciar ao usar azul, mas é intersecção entre SUVs e crossovers da BMW - EFE
X4 Concept tenta se diferenciar ao usar azul, mas é intersecção entre SUVs e crossovers da BMW Imagem: EFE

André Deliberato

Do UOL, em Xangai (China)

23/04/2013 13h47Atualizada em 23/04/2013 21h08

A BMW abraça, no Salão de Xangai 2013, uma nova proposta em seu segmento de SUVs e crossovers. De fato, nem tão nova assim: o X4 Concept é uma espécie de X6 reduzido, com a já conhecida ideia de combinar a esportividade de um cupê com a versatilidade de um SUV.

A novidade, de fato, está na base: o X4 é o segundo produto da nova família 4 da BMW, inaugurada pelo cupê Série 4 Concept, mostrado pela primeira vez em Detroit e ainda não visto como carro de produção. Este, por sua vez, usa a mesma plataforma do Série 3.

Voltando ao X4, ele será produzido na fábrica americana da marca em Spartanburg, na Carolina do Sul, de onde também sai o X3. Seu objetivo é conquistar clientes de mercados que são apreciadores de crossovers -- como Brasil, China (classe média emergente e predominantemente urbana) e os próprios Estados Unidos (neste caso, jovens consumidores, que se sentem intimidados com modelos como X5 e X6). Executivos chineses da BMW, no entanto, não deram maiores detalhes sobre a venda em outros mercados, dizendo apenas "estudar a reação do público".

Meio do caminho entre o X3 e o X6, o modelo se detaca pelas rodas de 21 polegadas e acabamento bicolor (que devem desaparecer do modelo de produção), pelos faróis e lanternas dominados por LEDs, como no Série 4 Coupé e por detalhes típicos de carros aventureiros, como molduras plásticas para as caixas de rodas.

Informações mecânicas e detalhes do interior não foram revelados pela fabricante, para a decepção dos chineses que acompanhavam a apresentação e chegavam a suspirar ao fotografarem detalhes do crossover. As medidas -- 4,64 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,62 m de altura e 2,81 m de espaço entre-eixos -- credenciam o X4 como uma opção a quem acha tanto o sedã Série 3, quando o SUV X3, "tiozão" demais, mas não pode arcar com o preço dos modelos superiores.

Espera-se, assim como no caso do GLA, que a versão de produção do modelo seja apresentada ao mundo no Salão de Frankfurt, em setembro próximo. (Com Redação, em São Paulo)



UOL Carros visita o Salão de Xangai a convite da Chery