Logan deixa de ser "carrinho feio" da Renault e chega em novembro
A Renault encerra no Salão de Buenos Aires o mistério sobre o futuro do sedã Logan no Brasil. Lançado em 2007 como uma espécie de Trabant melhorado para o século 21, feio mas espaçoso, antiquado mas robusto, o modelo tem o DNA da Dacia, subsidiária romena da marca francesa -- mas o Logan renovado que teremos em breve no Brasil já nasce como um Renault (ao menos no visual).
ELE ESTÁ ENTRE NÓS
Envelopamento camuflado, fita adesiva na grade, emblemas retirados das rodas. Esta é o visual do sedã compacto avistado num bolsão de estacionamento na avenida Teotônio Segurado, em Palmas (TO), nesta quinta (20).
Ainda assim, foi fácil para o leitor Gilianno Assis apontar o novo Logan rodando no Brasil.
O sedã que o público argentino confere de perto a partir desta quinta-feira (20) destaca o enorme emblema da marca na grade frontal. Esta é mais estreita e forma um suave arco invertido, limitado por faróis que, finalmente, ganharam dimensões dignas de um carro de passeio contemporâneo. A referência mais próxima é o facelift do nosso Clio, que, por sua vez, é um pastiche do Clio 4 europeu. O SUV médio Koleos, também mostrado aqui, segue o mesmo desenho.
O Logan de Buenos Aires veio da Turquia, onde é vendido com o emblema da Renault e o nome Symbol (homônimo do sedã que saiu de linha no Brasil este ano); a nova geração do modelo disponível no restante da Europa segue como Dacia e tem outra frente, mas contida. A traseira, no entanto, é a mesma: com lanternas de Volkswagen e quinas aparadas, é mais suave, elegante e bem-resolvida que a do Logan "caixotão" atualmente vendido no Brasil.
Por dentro, o sedã incorpora refinamentos antes impensáveis: há bancos com revestimento em couro, apoio de braço para o motorista, comandos do som no volante, tela de 7 polegadas sensível ao toque, ar-condicionado com escala de temperatura (o ajuste é manual, mas reconheça-se a evolução), ancoragem Isofix traseira, alguns instrumentos digitais e, finalmente, duas luzes de seta no painel (em vez de apenas uma, que pisca independentemente da direção). Nada garante, porém, que as versões a serem vendidas no Brasil tragam esse equipamentos.
Traseira do novo Logan, meio que "inspirada" na Volks, é muito mais agradável que a atual
A previsão é de que o Logan seja lançado em nosso mercado ainda este ano, possivelmente em novembro, o que já foi antecipado por UOL Carros. O "primo" Sandero só muda em 2014. A Argentina conhece o carro agora, mas o recebe apenas no ano que vem -- afinal, a fabricação é brasileira, em São José dos Pinhais (PR). Até o final da 1ª quinzena de junho, o Logan emplacou 9.481 unidades. Desempenho pífio: já foi ultrapassado, e de forma categórica, até pelo Toyota Etios três-volumes.
MÉGANE ESPORTIVO
Outro destaque da Renault no Salão de Buenos Aires é o Mégane RS. O cupê esportivo está sendo experimentado no Brasil: há duas unidades no país, uma delas exposta em Campos do Jordão (SP), cidade-reduto de um certo endinheirado paulista que, talvez, se interesse por um carro de 265 cavalos e preço acima dos R$ 100 mil.
Caso agrade, o Mégane RS deve compor, de modo minoritário, a cota de 9.600 veículos que a Renault pode importar anualmente, de acordo com as restrições do regime Inovar-Auto. O restante será preenchido pelo SUV compacto Captur, a ser posicionado como modelo premium, acima do Duster.
Renault Logan, direto da Turquia para o Salão de Buenos Aires: acostume-se com essa cara
Viagem a convite da Anfavea
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