Topo

Nissan define preço do Altima em R$ 99.800 e abre reserva no Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/09/2013 12h34

Uma semana após apresentar a nova geração do sedã médio Sentra ao mercado brasileiro (reveja preços e impressões sobre o modelo), a Nissan divulgou nesta segunda-feira (2) o preço para o sedã grande Altima. O modelo fará sua estreia no Brasil em novembro em versão única, a SL, por R$ 99.800.

Nos Estados Unidos, onde é vendido desde junho, o Altima pode ser encontrado com preços que variam de a a ser vendido em junho, com três versões de acabamento, duas opções de motores e preços que variam de US$ 22.500 a 30.080 (entre R$ 53.200 e R$ 71 mil, sem contar frete e impostos). No México, de onde embarcam as unidades para o Brasil, os valores vão de 312.900 a 406 mil pesos (de R$ 55.600 a R$ 72.100).

De acordo com comunicado da marca, a reserva do modelo poderá ser feita a partir de terça-feira (3) até 1º de novembro, pelo site especial ou em uma das 166 lojas da Nissan no país. Em sua quinta geração, o Altima chega ao brasil para encarar o líder Ford Fusion (5.049 unidades vendidas desde janeiro), Hyundai Sonata (206 unidades; o Azera vende bem mais -- 1.293 carros desde janeiro -- mas tem configuração superior à do Altima) e Volkswagen Passat (631), entre outros.

O QUE ELE TEM
Esta versão definida para o Brasil chega com a opção mais básica de motor, o quatro-cilindros de 2,5 litros com 182 cavalos de potência e 24,88 kgfm de torque. No exterior, há ainda uma opção V6 de 24 válvulas e 3,5 litros, com 270 cavalos e 35,66 kgfm, mas cuja importação não está confirmada. O câmbio em qualquer configuração é o CVT com acionamento eletrônico (Xtronic), com polias que simulam infinitas marchas.

CARPRESS JÁ GUIOU O SEDÃ

  • Carpress

    "Sedã mescla esportividade e sisudez", diz site.

O conjunto de suspensão é do tipo multibraços na traseira, com o tradicional sistema McPherson na dianteira. A Nissan ainda não aponta o perfil de rodas e pneus, mas as configurações tradicionais do modelo no exterior apontam o uso de aros de 17 ou 18 polegadas. Em termos de segurança, o Altima traz seis airbags, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), controle de tração, câmera de ré com monitoramento de tráfego cruzado (fora do campo de visão), monitoramento de pressão dos pneus, alerta de veículos transitando no ponto cego e também de troca de faixas sem uso das setas, além de lanternas com LEDs.

Há ainda destaque feito pela montadora para os assentos dianteiros do tipo poltrona com tecnologia chamada de "gravidade zero", que apoia melhor a coluna dos ocupantes, reduzindo os sintomas de fadiga por esforço muscular após longos períodos de viagem. Em termos de dimensões, são 2,77 metros de espaço entre-eixos para 4,86 m de comprimento. No porta-malas, espaço para 436 litros de bagagem. 

SENTRÃO OU ALTIMINHA?
Com a chegada do Altima, a Nissan alinha o visual de sua família de sedãs no mercado nacional. Ainda que o compacto Versa tenha sido o primeiro a mostra a cara alongada no Brasil, é o Altima o verdadeiro precursor desta identidade, que passou a ser seguida pelos demais modelos. Assim, o novo Sentra pode ser considerado um mini-Altima (com o Versa com um mini-Sentra ou um micro-Altima), ainda que na perspectiva local o Altima seja um super-Sentra.