Topo

Mercedes Classe S da Brabus mistura nerdice com esportividade

Eugênio Augusto Brito<br>Murilo Góes

Do UOL, em Frankfurt (Alemanha)

18/09/2013 09h24

"Acho que esse carro faria muito sucesso em São Paulo, com todo aquele trânsito e toda a pressa de vocês", afirmou nosso sorridente anfitrião no estande montado pela Brabus no Salão de Frankfurt. "O problema seria arcar com o preço e impostos por lá, não?". É mesmo fácil apontar o preço na Europa: são 282 mil euros, cerca de R$ 850 mil, sem imposto. Complicado é definir quanto custaria no Brasil.

Estamos falando da mais recente criação da Brabus, empresa especializada em modificações nos carros de Mercedes-Benz e Smart: o Brabus 850 6.0 Biturbo iBusiness é uma variação ao mesmo tempo esportiva e nerd (ou executiva, se você preferir) do sedã de luxo S 63 AMG. Uma preparação da preparação: a Mercedes lançou o novo Classe S em julho, a AMG mandará sua releitura às lojas até o final de outubro e a Brabus já a modifica.

"O novo S 63 chega às lojas mês que vem, mas é claro que já temos algumas unidades conosco e conseguimos estudar mudanças na configuração, nos equipamentos oferecidos e, claro, no motor 5.5 V8 da AMG", explicou nosso guia, sem qualquer modéstia. Chris, como preferiu ser chamado, não é jornalista, nem assessor da Brabus. Ele é um vendedor, como todos os outros poucos funcionários com acesso total ao espaço da marca. Diferente do que geralmente ocorre em estandes de salões automotivos, aqui se faz negócio. Chris só recebe clientes em potencial: pessoas engravatadas, mulheres com vestidos finos, rapazes com casacos caros e topetes altos. Mas abriu exceção para guiar a equipe de UOL Carros ao redor do Classe S modificado. 

À MODA DO CLIENTE
"Tenho alguns clientes e vários amigos no Brasil, sei que vocês gostam de tecnologia e de itens diferenciados", ressaltou, apontando cada uma das possíveis alterações. "Este carro, com este valor, é apenas um exemplo, já que o cliente pode mudar tudo: alterar o couro, mudar as cores, escolher que tipo de metal vai combinar e quais rodas. A única certeza é que faremos um carro exclusivo e sem materiais de baixa qualidade". Por "baixa qualidade" entenda plástico, material que nunca fica em contato com mãos e olhos do cliente e que, portanto, parece não existir a bordo do Brabus.

O principal, porém, são as partes "fixas" da modificação: uma promete agradar e executivos compulsivos pelo trabalho, ou ao nerd de plantão; outra vai fascinar quem se liga em mecânica. A chave para esta variação do Classe S, como o sobrenome iBusiness aponta, vem do escritório móvel montado na cabine.

"Fizemos tudo em parceria com a Apple: temos um Mac Mini no porta-malas, mas podem ser até três conectados [ou seja, um para cada passageiro]; um iPod Touch de 64 Gb ligado diretamente ao sistema de entretenimento, para gerenciar o som; um iPad ligado ao sistema Command (a central do computador de bordo) da Mercedes-Benz e também ao nosso aplicativo exclusivo, para que o cliente possa comandar todas as funções; um monitor de 15 polegadas adaptado ao teto e que recebe as imagens do Mac Mini ou do dispositivo que estiver comandando a ação e ainda pode sincronizar sua imagem com o que aparece nos monitores de fábrica, atrás dos bancos; uma caixa da Apple TV para fornecer conteúdo de mídia, afinal você pode trabalhar ou se divertir a bordo; e ainda docks para conexão de iPhones", listou Chris, mostrando aparelhos, mouse e teclado escamoteados no banco traseiro.

Três adaptadores de chips de celular 3G garantem que a limusine tecnológica terá sempre conexão de internet. "Nos dias de hoje é difícil confiar em apenas uma operadora, não?", brincou o consultor. Cabos de fibra óptica cintilam no teto e simulam o céu estrelado com um toque na tela do aplicativo.

ESSE VAI ANDAR SOZINHO

  • Divulgação

    A base para o Brabus 850 é a variação da AMG para a nova geração do sedã Classe S (foto), modelo mais caro e avançado da Mercedes-Benz. Com um conjunto de sistemas, radares e sensores denominado Intelligent Drive, o sedã pode reverter ações perigosas do motorista ao volante e, com sua atualização nos próximos anos, até andar sozinho em alguns anos.

PREPARA
Mas o Classe S da Brabus brilhou mesmo aos olhos de UOL Carros quando o capô foi aberto: o motorzão V8 biturbo preparado pela AMG foi modificado novamente e ficou ainda mais brutal, algo que parecia impossível. "Temos diversas possibilidades, mas a maior das alterações amplia a capacidade de 5,5  para 6 litros, modifica os turbos com compressores maiores e amplia a potência em quase 270 cavalos", explicou Chris. No total, o agora 6.0 biturbo entrega 862 cv, a 5.400 rpm, com torque que faz rir de tão absurdo: 147,85 kgfm. "O torque é reduzido eletronicamente para 117,26 kgfm para preservar o conjunto", confortou em seguida. Então, tudo bem...

O mais estranho é que esta monstruosidade em forma de escritório móvel e luxo roda baixo como um carro de boyzinho. A suspensão pneumática do Classe S foi recalibrada para ficar 15 mm mais baixa, enquanto as opções de rodas são todas gigantescas, indo de 19 a até 22 polegadas. Difícil é rodar suavemente num carro que pode alcançar os 350 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em meros 3,5 segundos. "Nossa modificação no trem-de-força foi tão profunda que tivemos de alterar também o painel de instrumentos, para que ele marcasse até 400 km/h e desse conta dos novos limites", definiu Chris.

Ao final do tour, é difícil dizer que o Brabus 850 iBusiness faria "sucesso". Com tantas e tamanhas alterações, é certo tratar-se de um carro para poucos.

Viagem a convite da Anfavea