Nissan Altima, R$ 99.800, encara Fusion a partir da próxima semana
A Nissan do Brasil confirmou para a próxima semana a chegada às lojas do sedã grande Altima. O modelo estava em regime de pré-venda desde setembro e vem por importação dos Estados Unidos (com tarifa cheia de impostos) em versão única, a SL, por R$ 99.800, com motor quatro-cilindros de 2,5 litros e 182 cavalos gerenciado por câmbio CVT (infinitas relações de marcha) com comando eletrônico Xtronic.
Nos Estados Unidos, onde esta geração (a quinta) é vendida desde junho, o Altima pode ser encontrado em três versões de acabamento, duas opções de motores e preços que variam de US$ 22.500 a 30.080 (entre R$ 53.200 e R$ 71 mil, sem contar frete e impostos). No México, os valores vão de 312.900 a 406 mil pesos (de R$ 55.600 a R$ 72.100).
Com o Altima, que desembarca pouco mais de um mês após a chegada da nova geração do médio Sentra, a Nissan amplia seu portfólio de sedãs no país (alinhados em visual desde o compacto Versa) e tem uma missão duríssima: encarar o líder Ford Fusion, com preços entre R$ R$ 95.900 (2,5 litros, flex, 167 cv) e R$ 124.990 (2 litros, híbrido, 190 cv combinados), equipamentos de carro de luxo, opção de motor com turbo e injeção direta (Ecoboost de 2 litros e 240 cv iniciando em R$ 103.900) e visual arrojado, além dos coreanos Hyundai Sonata e Azera (este tem configuração superior à do Altima), do alemão Volkswagen Passat e do francês (e mau vendedor) Peugeot 508, entre outros.
RECHEADO
O Brasil recebe apenas a opção mais básica de motor, o quatro-cilindros de 2,5 litros com 182 cavalos de potência e 24,88 kgfm de torque. No exterior, há ainda uma opção V6 de 24 válvulas e 3,5 litros, com 270 cavalos e 35,66 kgfm, mas cuja importação não está confirmada. O câmbio em qualquer configuração é o CVT com acionamento eletrônico (Xtronic), com polias que simulam infinitas marchas.
O conjunto de suspensão é do tipo multibraços na traseira, com o tradicional sistema McPherson na dianteira. A Nissan ainda não aponta o perfil de rodas e pneus, mas as configurações tradicionais do modelo no exterior apontam o uso de aros de 17 ou 18 polegadas. Em termos de segurança, o Altima traz seis airbags, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), controle de tração, câmera de ré com monitoramento de tráfego cruzado (fora do campo de visão), monitoramento de pressão dos pneus, alerta de veículos transitando no ponto cego e também de troca de faixas sem uso das setas, além de lanternas com LEDs.
Há ainda destaque feito pela montadora para os assentos dianteiros do tipo poltrona com tecnologia chamada de "gravidade zero", que apoia melhor a coluna dos ocupantes, reduzindo os sintomas de fadiga por esforço muscular após longos períodos de viagem. Em termos de dimensões, são 2,77 metros de espaço entre-eixos para 4,86 m de comprimento. O porta-malas tem 436 litros de capacidade.
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