Topo

Ford antecipa novo Edge em Los Angeles; SUV até estaciona sozinho

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/11/2013 16h02

Com a definição de que a próxima geração do Mustang será apresentada em 5 de dezembro e ganha vida apenas em 2014, ano do cinquentenário do muscle car, a Ford foi ao Salão de Los Angeles (EUA) apostando tudo no Edge Concept, protótipo com cara de produto final, que antecipa a próxima geração do grandalhão canadense Edge.

Visualmente, o modelo abandona o estilo "Bold" e adota o padrão 2.0 da escola Kinetic de estilo da Ford, inaugurada pelo atual Fusion, alinhando-se também a New Fiesta e EcoSport. Faróis ainda mais afilados agora têm iluminação totalmente feita por LEDs -- ao menos no conceito, sistema ainda inédito entre os americanos, mas já usado por praticamente todos os fabricantes alemães em seus modelos topo de linha. O conjunto óptico está ainda mais integrado à grade frontal, agora em formato de diamante com dois segmentos horizontais que se movimentam durante o movimento do SUV para aumentar a ventilação do motor, se preciso, ou reduzir a resistência do ar (algo que também melhora o consumo).

A cor vermelha da carroceria nas fotos e vídeo de apresentação também é nova e chama-se Copper Flame (algo como "chama de cobre").


ECOBOOST E VIDA PRÓPRIA
Internamente, ainda que em caráter de protótipo, o Edge já adianta boa parte das tecnologias que estarão presentes na versão de produção, como painel de instrumentos totalmente digital e configurável (como no Fusion), tela multimídia sensível ao toque de 10 polegadas e sistema de iluminação colorida da cabine agora realmente visível (embora, de novo, possa ser recurso restrito ao conceito).

Há ainda avançado sistema de auxílio ao condutor, incluindo piloto automático adaptativo (que regula frenagem, aceleração e distância de outros veículos), controles de ponto cego e invasão de faixa de rodagem e, novidade, sistema de estacionamento com controle remoto, que permite ao motorista esperar fora do carro enquanto o computador de bordo controla o SUV em vagas mais apertadas. Vale dizer que esta função também já foi apresentada pelos alemães da Audi.

A Ford foi misteriosa em termos de mecânica e afirmou apenas que o novo Edge usara a linha de motores Ecoboost, o que pode apontar a aposentadoria do V6 de 289 cavalos que chega ao Brasil com a geração atual.