Land Rover anuncia fábrica em Itatiaia, no Rio de Janeiro
A Jaguar Land Rover, empresa inglesa que atualmente pertence ao grupo indiano Tata, fechou acordo com o estado do Rio de Janeiro para construir sua primeira fábrica no Brasil. A cidade escolhida foi Itatiaia, próximo à divisa com o estado de São Paulo, área típica de pólos industriais (MAN, Volkswagen, PSA Peugeot Citroën e Nissan são outras montadoras com fábricas na região). O investimento será de aproximadamente R$ 750 milhões (240 milhões de libras esterlinas).
De acordo com a marca, a sede terá capacidade para produzir 24.000 carros por ano e empregará, inicialmente, 400 pessoas. Os primeiros veículos surgem em 2016. A fabricante, porém, não confirmou quais modelos serão nacionalizados.
PRIMEIRA BRITÂNICA
A Jaguar Land Rover será a primeira empresa britânica a abrir uma fábrica no Brasil. O objetivo principal é abastecer mercados sul-americanos e beneficiar, principalmente, a filial brasileira, que sofre como qualquer outra importadora desde que o governo brasileiro anunciou o programa Inovar-Auto. Segundo Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover, "o Brasil e suas regiões vizinhas são muito importantes para a montadora, e há clientes com interesse em produtos premium de alta capacidade".
Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, também comentou: "A escolha do Rio para sediar uma fábrica tão importante é outro feito histórico para nosso estado. Oferecemos condições perfeitas para a empresa, já que temos um centro na região sul-fluminense que concentra mão de obra qualificada e fornecedores importantes".
Autoridades do RJ e diretores da Land Rover dão as mãos no dia da assinatura do termo
INOVAR-AUTO
A construção da unidade terá início em meados de 2014, mas o anúncio desta quinta-feira passa a ajudar a partir de agora as vendas da marca no país, já que o programa Inovar-Auto prevê desconto na alíquota do IPI para fabricantes que se propuserem a construir automóveis no Brasil.
Recentemente, Audi, BMW e Mercedes-Benz anunciaram fábrica no país. A Audi fará o A3 Sedan e o SUV compacto Q3 na sede da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), que será ampliada. A BMW já constrói sua planta em Araquari (SC), mas ainda não disse quais serão os modelos tropicalizados. Por fim, a Mercedes escolheu Iracemápolis (SP) para fazer o novo C e o GLA.
Apesar dos anúncios, a chance de os preços dos automóveis nacionalizados caírem é pequena. A BMW avisou que precisará "importar tecnologia para fabricar carros de qualidade". O CEO da Mercedes, Philipp Schiemer, informou que os custos para a construção de uma fábrica serão diluídos nos preços de seus automóveis, e que por isso os preços se manterão estáveis, com poucas chances de queda.
Resta saber quais serão os modelos da Jaguar Land Rover feitos aqui e quais as chances de eles custarem menos. Veja quais são os possíveis candidatos:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.