Topo

Agora só a diesel, Mercedes-Benz ML 350 alia conforto a baixo consumo

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

18/12/2013 13h48Atualizada em 23/12/2013 16h22

Dizem que quem compra um veículo perto dos R$ 300 mil não está lá muito preocupado com consumo de combustível. Pode até ser verdade, mas em tempos de preocupação com recursos naturais não renováveis, e de busca por veículos que ofereçam o máximo de eficiência e o mínimo de dor de cabeça, pode fazer diferença ter um carro que proporcione excelência não apenas em conforto e segurança, mas também em autonomia para longas viagens.

Por isso, seguindo a tendência que a rival BMW já havia sinalizado com a nova geração do X5, a Mercedes-Benz iniciou no Brasil, no fim de novembro, a venda do utilitário esporte (SUV) ML 350 BlueTec, com motor a diesel desenvolvido para aliar potência com consumo mais comedido.

O Classe M com propulsor V6 turbo de 3 litros não é mera opção à versão BlueEfficiency, a gasolina, comercializada desde o ano passado no Brasil: de acordo com a Mercedes, a partir de agora o ML 350 só será importado com motor a diesel, em duas versões: a básica (R$ 279.900) e a Sport (R$ 326.500), ambas menos caras do que o antecessor movido a gasolina (cerca de R$ 335 mil) -- é possível que esta motorização ainda seja encontrada nas revendas, mas serão unidades em estoque.

Sobre o ML BlueEfficiency, UOL Carros já falou, com direito a todos os detalhes, no ano passado, e não há diferenças assim tão grandes -- a exceção, claro, está no propulsor, que passou de 3.5 para 3.0 e teve sua potência reduzida de 306 cv para 258 cv, a 3.600 rpm (algo normal num motor a diesel, que tem giro máximo menor que o movido a gasolina).

Em contrapartida, o torque foi substancialmente incrementado (também efeito do diesel), atingindo espetaculares 63,4 kgfm aos 2.400 giros. A velocidade máxima também caiu, para 224 km/h contra 235 km/h da linha a gasolina, enquanto o 0-100 km/h ficou ligeiramente superior, na casa de 7,4 segundos.

Os números não são tão díspares e, convenhamos, quem adquire um utilitário de 4,80 metros de comprimento e 2.175 kg não está colocando o desempenho em primeiro lugar. De qualquer forma, o ML 350 BlueTec continua a entregar rendimento muito acima da média dos outros veículos vendidos no Brasil, especialmente nas estradas.

Em test-drive de mais de 160 km realizado por UOL Carros, ficou fácil constatar a eficiência do turbodiesel nas arrancadas e retomadas, mesmo com o veículo mapeado em modo econômico. Bastava uma leve pisada no acelerador para que o carro respondesse, e as ultrapassagens foram realizadas sem qualquer tipo de entrave.

Por estar programado para poupar combustível (função que pode ser ativada com um singelo toque no botão Eco, no painel central), o câmbio automático de sete velocidades atuou antecipando as subidas de giro e retardando as reduções em algumas frações de segundo. Não é a configuração ideal para quem quer aproveitar toda a potência e torque do veículo; nesse caso, basta desabilitar a opção ou até realizar as trocas de forma manual, por meio das duas borboletas atrás do volante.

Dessa forma, mesmo com as rodovias de São Paulo longe da fluidez ideal (o trânsito ficou quase parado algumas vezes), o medidor no painel do ML 350 BlueTec indicou média de 9 km/l ao fim da viagem, índice 80% mais eficiente do que os 5 km/l registrados pela versão a gasolina (e, ainda por cima, o diesel é mais barato). Como a capacidade do tanque é de 93 litros, a autonomia ficou em 837 km, o que permitiria ir de São Paulo ao interior de Santa Catarina, por exemplo, sem precisar parar num posto.

De acordo com a Mercedes, esse número pode ultrapassar os 1.000 km  em condições mais propícias.

  • ML 350 BlueTec tem bom preço em relação a BMW X5, Audi Q7 e Porsche Cayenne

CONFORTO E SEGURANÇA: OS MESMOS  
Se o ML 350 BlueTec mostrou vantagens no consumo, nos quesitos conforto e segurança o "suvão" (o epíteto de "suvaço" da Mercedes fica para o gigante GL) possui a mesma qualidade do antecessor BlueEfficiency. O que é uma excelente notícia.

Dotado de quase todos os itens de segurança e comodidade oferecidos pela marca alemã -- sete airbags, piloto automático, sistema Start-Stop, limitador de velocidade, detector de sonolência, Pre-Safe, assistente de estacionamento, alerta para perda de pressão dos pneus, controle de estabilidade e de tração (ASR), tração eletrônica integral (4ETS) e permanente nas quatro rodas (4Matic), assistente de partida na subida (HSA) e de controle do veículo na descida (DSR), freio de estacionamento elétrico, freios adaptativos (ABR), antiblocantes (ABS), com assistência (BAS), distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e secagem dos discos (Brake Drying) --, o jipão só não conta com sistema anticolisão frontal porque, segundo a Mercedes, é preciso adequar o sistema de detecção por radiofrequência às exigências da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

ALGUNS RIVAIS DO ML 350

  • BMW X5: a partir de R$ 399.950

  • Audi Q7: a partir de R$ 277.300

  • Porsche Cayenne: a partir de R$ 330.000

Na estrada, dá para sentir toda a estabilidade do ML 350 por meio da precisa direção elétrica, que só se movimenta de acordo com os comandos do motorista. E, com apenas alguns toques no console central, é possível ajustar a suspensão pneumática Airmatic e os amortecedores adaptativos (ADS) para o modo esportivo, um pouco mais rígido e ideal para rodovias. Já nas esburacadas vias urbanas brasileiras, recomenda-se deixar o conjunto no modo Comfort, para ter um veículo mais macio ao passar por buracos e imperfeições. Há ainda uma configuração off-road, que acerta as suspensões para uso em terrenos fora do asfalto.

A versão Sport conta ainda com teto solar de ajuste elétrico, bancos esportivos, faróis bi-xenônio com ajuste inteligente (a intensidade da luz se adapta sozinha às condições de iluminação natural), porta-malas com acionamento elétrico, câmera traseira de estacionamento, limpador de faróis e rodas com aro de 20 polegadas (em vez de 19 na básica). E, quando começa a chover, o limpador do parabrisa dianteiro é convenientemente acionado de forma automática, com a velocidade dos movimentos seguindo o volume de água que cai sobre o vidro.

Junto a isso, o condutor possui ainda uma boa gama de serviços multimídia do pacote Comand Online: rádio com duplo sintetizador, DVD Player, conexão com USB, iPod e MP3 (esses três itens só existem na versão Sport), Bluetooth (que permite transferir até 10 GB de dados do celular e fazer ligações viva-voz com auxílio de teclado telefônico), comando de voz (em inglês) e navegador GPS. Tudo disponível em uma tela de 7 polegadas, simples de utilizar.

Bancos, encostos de cabeça e retrovisores têm regulagem elétrica, por meio de comandos na parte interna da porta. Os assentos, bastante confortáveis, são revestidos com couro sintético, e o acabamento do interior tem partes emborrachadas e outras em alumínio.

POSICIONAMENTO
Com todos esses itens, pode-se afirmar sem medo que o ML 350 BlueTec cumpre seus objetivos em todas as áreas. Num segmento exigente como o premium, a Mercedes consegue oferecer um modelo robusto, luxuoso, confortável, seguro e, a partir de agora, com consumo de combustível bastante atraente.

É, sem dúvida, um concorrente interessante dentro do subsegmento dos SUVs grandes, especialmente por ser comercializado a preços competitivos em relação a rivais como o Audi Q7 (R$ 277.300), Porsche Cayenne (330.000) e BMW X5 (R$ 399.950), aqui nos valores das versões básicas --, todos oferecidos com motor a gasolina.

Test-drive a convite da Mercedes-Benz.