Fiat Uno original, depois Mille, encerra ciclo de vida; opine e mande foto
Nascido no Brasil em 1984, fruto de projeto do final dos anos 1970 e na esteira do lançamento do modelo europeu em 1983, Fiat Uno surgiu estigmatizado pelo espírito brincalhão do consumidor local, que de cara o apelidou de "botinha ortopédica", pelo formato diferente da carroceria. A má primeira impressão se desfez e o modelo tornou-se exemplo de pioneirismo e longevidade no mercado nacional.
Com diferentes versões, configurações -- foi esportivo, teve versões de luxo, abriu as portas do cenário "popular" e teve derivações sedã (Prêmio), perua (Elba) e comerciais (picape e furgão Fiorino) -- e até com mudança de nome (de Uno para Mille, até então uma de suas versões), o modelo resistiu ao avanço da indústria automotiva local, a diferentes exigências governamentais, aos rivais a até ao nascimento de seus sucessores Palio e novo Uno.
Mas, com a exigência de uso obrigatório de freios com ABS e airbags duplos em todos os carros nacionais a partir de 1º de janeiro e alguma polêmica, a Fiat cansou de lutar contra o tempo -- apesar de defensores alegarem que o projeto comporta os componentes --, decidiu abrir espaço em sua linha para novidades e, finalmente, comunicou a aposentadoria do veterano com a série especial de adeus Grazie Mille, lançada em meados de dezembro. As vendas do modelo, seja na versão limitada a 2 mil carros, seja em sua configuração tradicional devem seguir até o encerramento do primeiro trimestre de 2014, quando o ciclo de vida do Uno/Mille se encerrará.
Se você, como muitos brasileiros, tiver fotos do carro (você pode posar junto, se quiser), pode participar da composição de álbum especial -- veja logo acima. Suas histórias sobre o Uno original, boas ou ruins, engraçadas ou saudosistas, serão analisadas pela Redação.
Atenção: apenas fotos do Uno Original, Mille e derivados (Prêmio, Elba, Fiorino) serão aceitos; imagens do novo Uno não serão consideradas. Para participar, envie seu e-mail para uolcarros@uol.com.br, contendo.
Nome completo do proprietário do Uno original, Mille ou derivado
Descrição do carro (motor, versão, câmbio etc)
RG ou CPF
Cidade
Telefone de contato (com DDD)
Foto do carro (com ou sem o proprietário)
Seu comentário ou história sobre o Uno/Mille (no máximo 5 linhas)
Todos os dados serão tratados de modo confidencial; o envio da foto configura autorização para sua publicação em UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.