Fiat e Chrysler adotam marca conjunta após fusão
Pouco mais de uma semana após o anúncio da fusão, Fiat e Chrysler divulgaram nesta quarta-feira (29) que irão adotar novos nome e logomarca para o grupo recém-formado. A associação vai atender pelo nome de Fiat Chrysler Automobiles, representada pela imagem das letras F, C e A estilizadas.
FCA, de Fiat Chrysler Automobiles, é nova marca para o grupo ítalo-americano
A unificação da Chrysler pela marca italiana Fiat, líder de vendas no Brasil, foi concluída no dia 21 de janeiro com um acordo de US$ 4,35 bilhões (mais de R$ 10 bilhões) que encerrou um período de mais de um ano de tensas negociações. O acordo resultou na compra da parte restante de 41,46% das ações pertencentes ao fundo de pensão de funcionários da gigante americana associados ao sindicato nacional.
Todo o processo de aquisição pela Fiat começou após a crise de 2008-09, que levou ao pedido de concordata não só da Chrysler, mas também da General Motors -- esta acabou auxiliada pelos governos dos Estados Unidos e do Canadá.
A estrutura executiva das duas empresas já estava sendo unificada desde o final de 2013, com mescla de escritórios e equipes, inclusive no Brasil. De toda forma, não se fala neste momento em corte (ou "enxugamento" no jargão empresarial) de pessoal.
O último Salão de Detroit, no começo do mês, mostrou os primeiros produtos criados pela ação unificada das duas empresas, como é o caso da novo sedã Chrysler 200, feito para o mercado americano, mas fabricado sobre a base do italiano Alfa Romeo Giulietta, e a nova geração do SUV Jeep Cherokee, que chega este ano ao Brasil com estilo e função totalmente renovados.
DECISÃO VEIO DA ITÁLIA
De acordo com o comunicado disparado pela Fiat, em Turim (Itália), nome e simbologia serão adotados "assim que possível e antes do término do processo de reorganização do novo grupo". Os objetivos são reforçar o caráter de mudança de postura das empresas e facilitar o reconhecimento do novo grupo no mercado internacional com uma marca "fácil de se compreender, pronunciar e lembrar".
A nova logomarca do grupo FCA foi projetada por uma consultoria RobilantAssociati, de Milão, e ainda segundo o comunicado simboliza as formas básicas da indústria automotiva -- o quadrado, o cículo e o triângulo. "A [letra] F é derivada do quadrado e simboliza solidez e concretude; o C deriva do círculo, representando rodas e movimento para simbolizar harmonia e continuidade; e, finalmente, o A deriva do triângulo, indicando energia e estado contínuo de evolução".
Não foi dito se a marca será adotada nos carros produzidos em algum momento, mas UOL Carros acredita que este passo não deve ser dado.
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