Hyundai ix25 estreia no Salão de Pequim e não tem data para ser brasileiro
A Hyundai não lançará o SUV compacto ix25 no Brasil nos próximos meses. O modelo será apresentado ao mundo em meados de abril, mas no longínquo Salão de Pequim, na China. A previsão é que o lançamento efetivo no país asiático aconteça ainda no primeiro semestre.
Ainda muito camuflado, ix25 já aparece em sites automotivos da China
Segundo uma fonte da HMB (divisão nacional da fabricante coreana), não há qualquer indício de que o "suvinho" já tenha dado as caras na fábrica de Piracicaba, de onde sai a gama HB20. A informação é confiável porque jamais houve um flagrante de mula ou protótipo dele circulando disfarçado pelo Brasil (o próprio HB20 apareceu muito antes de seu lançamento, em setembro de 2012).
A plataforma do ix25 é a mesma de vários carros do grupo Hyundai-Kia; não dá para dizer que se trata especificamente de um "SUV do HB20". Na mídia chinesa, o futuro modelo -- que terá fabricação naquele país por meio da joint-venture Beijing-Hyundai -- é considerado um rival do Ford EcoSport e até mesmo do Volkswagen Taigun, ainda em desenvolvimento (e menor que o Eco).
Conceito Hyundai Curb, de 2011, é o paradigma de estilo do novo SUV coreano
O visual do suvinho ainda é mantido em relativo segredo, apesar dos flagrantes publicados em sites da China (como o que reproduzimos nesta página). A base conceitual dele, além de obviamente posicionar-se como uma variação reduzida do ix35 (e, mais remotamente, do novo Santa Fe), é o Curb, estudo de utilitário compacto mostrado pela Hyundai em 2011.
Operando em três turnos desde setembro de 2013, a fábrica da HMB no interior paulista tem capacidade produtiva máxima de 150 mil carros por ano. De lá saem HB20, HB20X e HB20S -- que, juntos, emplacaram 13.577 unidades em janeiro. Mesmo que o ritmo mensal de vendas caia um pouco, a projeção para 12 meses supera o que a fábrica pode entregar. O ix25 poderia vir por importação, mas aí o assunto é com a Hyundai-CAOA.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.