Topo

JAC baiano terá motor três-cilindros flex e câmbio CVT

André Deliberato

Do UOL, em Atibaia (SP)

09/04/2014 16h14

A chinesa JAC sonha com 3% de participação do mercado e sabe que só poderá chegar a este número quando sua fábrica, em construção em Camaçari (BA), ficar pronta. A sede será responsável pela fabricação de uma família de compactos (hatch e sedã) que vai substituir os atuais J3 e J3 Turin.

A previsão de término das obras atrasou: passou do final deste ano para o segundo semestre de 2015 por conta de dificuldades de financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), da demora na aprovação de licenças ambientais e do que a JAC preferiu jogar na conta do "custo Brasil".

Segundo Sergio Habib, presidente da JAC e importador oficial da marca no Brasil, as máquinas importadas da Coreia do Sul custam metade do preço em comparação às que são fabricadas por aqui.

Sergio Habib, presidente da JAC Motors, em São Paulo - Eduardo Anizelli/Folhapress -  20-12-2011 - Eduardo Anizelli/Folhapress -  20-12-2011
"Teremos um motor moderno pois acreditamos que o mercado de 1.0 voltará com força a curto prazo", Sergio Habib, CEO da JAC Motors do Brasil
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress - 20-12-2011

TRÊS CILINDROS E CVT
Quando vencer burocracia e provocações, a gama brasileira da JAC contará com um inédito motor de três cilindros e 1 litro, flex, com transmissão CVT. "Teremos um motor do mesmo nível que o das fabricantes que já investiram nesse segmento, pois acreditamos que o mercado de 1.0 voltará com força a curto prazo", afirma Habib.

Vale lembrar que os atuais J3 e J3 Turin são equipados com motores 1.3 a gasolina (versão "civil") e 1.5 flex (o esportivado J3 S) e que a previsão da marca, durante a época do início das obras da fábrica, era produzir propulsores maiores que o de 1 litro. Na atual gama chinesa não há opção de câmbio automático ou CVT.

Os futuros JAC nacionais devem dispensar o nome J3, mas não vão fugir do patamar atual de preços, ou seja, terão valores abaixo de R$ 40 mil. O mote do "carro completo sem opcionais" continuará, promete a montadora.

NOVA CATEGORIA
O belo SUV da imagem abaixo é o T6, que será lançado pela JAC em outubro deste ano, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, para encarar Ford EcoSport e Hyundai ix35; clique aqui e conheça o modelo em 90 segundos.

Carsale mostra em 90 segundos quais são as armas do T6, SUV da JAC - Reprodução - Reprodução
Carsale mostra em 90 segundos quais são as armas do T6, SUV da JAC
Imagem: Reprodução