"Vezel" vira Honda HR-V no México e Estados Unidos; Brasil observa
A Honda norte-americana cravou nesta quinta-feira (17) que o SUV compacto urbano conhecido como Vezel no Japão vai se chamar HR-V nos Estados Unidos e no México, onde será lançado "neste inverno" (que corresponde ao próximo verão para o Brasil), ou seja, no final deste ano.
O anúncio foi feito durante a apresentação da nova geração do Fit ao público do Salão de Nova York. Fit e o agora nomeado HR-V compartilham plataforma e serão construídos em Celaya (México), para abastecer Estados Unidos e México. O hatch começa a ser vendido por lá em maio, mesmo período em que chega às lojas brasileiras.
Não há valores definidos para o HR-V americano, mas o SUV urbano terá de se movimentar entre o Fit, que por lá partirá de US$ 16.315 (cerca de R$ 36.600 limpos, pelo câmbio atual), e o CR-V, que custa iniciais US$ 23.775 (em torno de R$ 53.300).
Aqui no Brasil, a produção de Fit, HR-V/Vezel e mais a nova geração do sedã City -- terceiro modelo da família compacta da Honda -- será dividida entre as unidades de Sumaré e Itirapina (ainda em construção), no Estado de São Paulo.
BRASIL OBSERVA
A definição do nome HR-V, que já era especulado pela imprensa americana, faz todo sentido, uma vez que o nome Vezel teria aceitação fraca em mercados fora do Japão por conta da pronúncia complicada. Além disso, as três siglas escolhidas sem aproximam do padrão seguido pela marca com seu crossover médio CR-V.
Ainda assim, a filial brasileira da Honda mantém o mistério. Fonte procurada por UOL Carros afirma que a marca ainda não se manifesta sobre o nome a ser usado no Brasil, uma vez que o SUV urbano será lançado aqui apenas em 2015. Até lá, estudos seguirão sendo feitos.
Mas, quer saber? UOL Carros acredita na mudança para o padrão próximo ou idêntico ao americano. "Durante o lançamento no Japão [o Vezel foi apresentado no Salão de Tóquio, em dezembro de 2013], o presidente Takanobu Ito afirmou que o nome adotado lá não seria necessariamente o nome do modelo em outros centros", lembrou nossa fonte.
Segundo a Honda, outro mercado que ainda precisa determinar o batismo é a Europa, que também verá o SUV em 2015.
PEQUENOS VENDEM MAIS
A estratégia para América do Norte, Brasil e Europa, no entanto, é similar: a marca pretende ampliar sua participação nestes mercados com carros mais acessíveis, tirando a dependência de modelos maiores e mais caros -- Accord e Civic na Europa e EUA, Civic no Brasil. Daí a importância da família compacta formada pelos novos Fit e City e pelo HR-V/Vezel.
Segundo Jeff Conrad, da Honda America, o bom uso do espaço interno por conta da modularidade e a boa oferta de equipamentos são características comuns aos três novos modelos.
Outra semelhança será o uso de motores compactos: América do Norte e Europa usarão a nova linha Earth Dreams, com injeção direta de gasolina e turbo, para motores de 1,5 e 1,8 litro; no Brasil, o principal uso deve ser mesmo o i-VTec FlexOne, de 1,5 litro, que dispensa o tanquinho de gasolina para partida em clima frio com etanol (se necessário, há aquecimento nos bicos injetores) e entrega 116 cavalos (a 6.000 rpm) e torque de 15,3 kgfm (4.800 rpm), junto com câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT (sem simulação de marchas).
No Brasil, o novo Fit já tem versões e preços definidos:
- Fit DX -- R$ 49.900
- Fit DX CVT -- R$ 54.500
- Fit LX -- R$ 54.200
- Fit LX CVT -- R$ 58.800
- Fit EX CVT -- R$ 62.900
- Fit EXL CVT -- R$ 65.900
Nas versões em que não é de série, o câmbio CVT custa R$ 4.600 extras. Além disso, a pintura metálica ou perolizada sai por R$ 900.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.