Citroën DS3 ganha olhar futurista na linha 2015
Quatro anos após surgir para o mundo, o Citroën DS3 (lançado no Brasil em 2012) recebe sua primeira atualização visual. Preços e data de lançamento ainda não foram divulgados, mas o modelo deve ser atração da marca no Salão de Paris 2014. No Brasil, ele será apresentado em seguida, no Salão de São Paulo (entre outubro e novembro próximos) e começa a ser vendido logo depois, já que é importado e não depende de adaptações fabris.
As principais mudanças no desenho estão na dianteira, que ganhou novo conjunto ótico -- recheado de LEDs, mais agressivo e imponente que o anterior. Fora o aspecto visual, há um recurso fluido inédito em carros de produção: a iluminação âmbar parece correr pela guia de luz e não simplesmente piscar. As lanternas também mudam (estão mais clean) e agora usam o efeito 3D já visto nos últimos conceitos da marca -- Wild Rubis e Número 9 -- e também no C4 Cactus.
Vídeo mostra detalhes do novo DS3
Além disso, segundo a montadora, os novos faróis possuem uma nova tecnologia capaz de reduzir em até 75% a energia consumida pelo conjunto anterior e têm vida útil 20 vezes maior que as lâmpadas comuns. Ainda no quesito desenho, houve alteração no formato das rodas, que mantêm o aro 17.
O compacto esportivo também oferece a partir de agora mais possibilidades de personalização; o sistema de frenagem Active City Brake, que trava o carro para evitar colisões em baixa velocidade (obrigatórios para que o carro alcance cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP); e com uma câmera de ré ligada ao GPS eMyWay.
NOVO MOTOR
Para Europa o DS3 ainda recebeu um novo motor (que já equipa o C3 no Velho Continente), chamado de Pure Tech E-VTI -- um três-cilindros turbo, de 1,2 litro e apenas 82 cavalos. Ele será responsável por equipar a versão de entrada, enquanto o conhecido motor 1.6 THP (165 cv/24,5 kgfm de torque) continua nas configurações topo -- por lá esse conjunto pode ser até mais forte, como na versão Racing: 207 cavalos e 28,1 kgfm.
O câmbio pode ser manual de seis marchas (que atualmente é o único oferecido no Brasil) ou automatizado de cinco velocidades. A transmissão sem pedal de embreagem também deve ser comercializada no país.
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