Citroën lança C3 A/T mais barato e Aircross retocado
A PSA Peugeot Citroën capricha em sua agenda global de apresentação de novidades. Nesta quinta-feira (22), horas após a matriz europeia revelar o novo DS3 na Europa, a filial brasileira mostra aos jornalistas locais a linha 2015 dos três principais modelos vendidos no país: C3, C3 Picasso e Aircross.
O hatch C3, carro mais vendido da marca no Brasil, recebe três novas versões (marcadas com um *), passando de quatro a seis configurações. A gama, a partir de agora, é a seguinte:
Origine 1.5 Flex -- R$ 40.990
A versão inicial, Origine, traz de série ar-condicionado; direção elétrica; computador de bordo; vidros e travas elétricas; alarme; os obrigatórios airbag duplo e freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição da força de frenagem); e rodas de aço de 15 polegadas (com calotas).
Attraction 1.5 Flex -- R$ 43.990*
A nova configuração Attraction acrescenta à lista da Origine rodas de liga leve (também aro 15), LEDs diurnos nos faróis, espelhos retrovisores com ajuste elétrico, vidros elétricos nas quatro portas com sistema anti-esmagamento, rádio CD-Player Bluetooth e entradas USB/AUX e faróis de neblina.
Tendance 1.5 Flex -- R$ 45.490
Esta versão traz o conteúdo da Attraction e mais o parabrisa Zenith. Ou seja: só o parabrisa custa R$ 1.500.
Exclusive 1.5 Flex -- R$ 48.990*
Nova versão que traz, além de todos os equipamentos já citados, faróis com acendimento automático, ar-condicionado com função automática, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico com LED, descansa-braços central (entre os bancos dianteiros), rodas de liga leve de 16 polegadas, alarme ultrassom e detector de obstáculo traseiro. Como opcional, ainda há um sistema GPS, chamado pela marca de eMyWay.
Tendance 1.6 Flex A/T -- R$ 49.990*
Outra nova versão, esta automática. Traz os mesmos equipamentos que a Tendance 1.5: direção elétrica; ar-condicionado manual; rodas de liga leve aro 15; LEDs diurnos; computador de bordo; retrovisores com ajuste elétrico; vidros elétricos nas quatro portas com anti-esmagamento,; vidro elétrico do motorista One Touch; rádio CD-player Bluetooth e entradas USB/AUX; faróis de neblina e refrigeração/luz de cortesia no porta-luvas. O GPS eMyWay segue como opcional.
Exclusive 1.6 Flex A/T -- R$ 55.490
Versão topo de gama traz tudo que já foi citado como item de série, menos o GPS eMyWay, que segue como opcional.
Todos os C3 com motor 1.5 usam câmbio manual de cinco marchas; o propulsor, bicombustível, quatro cilindros e oito válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, recebeu nota A no Conpet (programa de eficiência energética do Inmetro). Ele rende, com etanol, 93 cavalos (a 5.500 rpm) e 14,3 kgfm de torque (a 3.000 rpm).
Os demais são equipados com o motor 1.6 120 Vti Flex Start, de 1,6 litro, 122 cv e 16,4 kgfm de torque (com etanol), conjugado à transmissão automática Auto-Active, de quatro marchas (com borboletas atrás do volante para trocas mais rápidas). O powertrain também possui a tecnologia Flex Start, que dispensa o tanquinho de gasolina para partidas a frio.
Todas as versões Tendance e Exclusive do C3 trazem de série o exótico parabrisa Zenith, que oferece visão panorâmica e maior luminosidade ao interior. Na Exclusive são usados pneus nas medidas 195/55 R16, enquanto que Origine, Attraction e Tendance usam medida 195/60 R15. São três anos de garantia, e o plano de manutenção tem preços fixos.
Clique aqui para ver a ficha técnica e o catálogo da família C3.
***
O Aircross, monovolume aventureiro da Citroën, foi o que mais mudou por fora na linha 2015. As alterações incluem faróis com máscara negra e acabamento na cor grafite nas barras do teto, nas molduras dos faróis de neblina e nos estribos (na versão top as maçanetas e os retrovisores externos também recebem este tratamento). Também há uma nova cor, um branco perolizado.
O Aircross é sempre equipado com o motor 1.6 do C3, mas pode ter câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. A gama de versões, bem como a lista de equipamentos, é semelhante à do hatch:
Aircross 1.6 Tendance -- R$ 55.190
Configuração de entrada, traz os obrigatórios airbag duplo e freios ABS com EBD, faróis de neblina, direção hidráulica com volante com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, ar-condicionado manual, vidros e travas elétricas; alarme; retrovisores externos com ajuste elétrico, porta-luvas iluminado e refrigerado, rádio CD/MP3-Player com entradas USB e AUX e comandos no volante, quatro alto-falantes e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Aircross 1.6 Tendance A/T -- R$ 59.890
Traz os mesmos itens de segurança e conforto da versão manual e adiciona ao conteúdo a caixa automática de quatro marchas, que oferece opção de trocas sequenciais por borboletas atrás do volante.
Aircross 1.6 Exclusive -- R$ 60.190
A configuração topo com câmbio manual oferece todo o pacote de equipamentos do Aircross Tendance e mais o sistema controlador automático de velocidade; sensor de chuva; faróis com acendimento automático; ar-condicionado digital; revestimento interno em couro; descansa-braços central; mais dois alto-falantes e conexão Bluetooth com o sistema de entretenimento.
Aircross 1.6 Exclusive A/T -- R$ 65.190
Adiciona a transmissão automática (que custa R$ 5.000) ao conteúdo do pacote Exclusive manual.
Vale lembrar que o monovolume aventureiro tem sua altura em relação ao solo elevada em 36 mm no eixo dianteiro e 41 mm no eixo traseiro (em comparação com o C3 Picasso), o que assegura um vão livre de 230 mm e 240 mm, respectivamente.
O porta-malas varia de 403 litros (VDA, posição normal) a 1.500 litros (todos os bancos traseiros rebatidos). Assim como no C3, também são três anos de garantia total, com plano de manutenção de preços fixos.
Clique aqui para ver a ficha e o catálogo do Aircross.
***O monovolume C3 Picasso é a versão "civil" do Aircross, agora com sobrenomes baseados na nomenclatura do C3. A principal alteração foi em equipamentos: desde a versão de entrada o carro passa a contar com vidros elétricos traseiros de série. Confira a lista de versões:
C3 Picasso Origine 1.5 -- R$ 46.890
Inclui direção hidráulica, ar-condicionado manual, os obrigatórios airbag duplo e freios ABS (com EBD), rodas de aço de 15 polegadas (com calotas e pneus 195/60 R15), computador de bordo, retrovisores externos com ajuste interno elétrico e os já citados vidros elétricos nas quatro portas (com sistema anti-esmagamento).
C3 Picasso Tendance 1.5 M/T -- R$ 49.790
C3 Picasso Tendance 1.6 A/T -- R$ 54.890
A versão intermediária Tendance é oferecida com as duas configurações mecânicas disponíveis para a família C3: motor 1.5 flex com câmbio manual ou 1.6 flex com câmbio automático (ambos com as mesmas especificações já citadas anteriormente). Esta configuração soma à lista de equipamentos do C3 Picasso Origine itens como faróis de neblina, rádio CD/MP3-Player com entrada USB e AUX, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16 e detalhes externos pintados na cor da carroceria. Esta versão também passa a contar com o um detector de obstáculo traseiro (chamado pela marca de DOT) como equipamento de série.
C3 Picasso Exclusive 1.6 M/T -- R$ 55.890
C3 Picasso Exclusive 1.6 A/T -- R$ 59.890
As versões topo da família C3 Picasso, sempre equipadas com o motor de 1,6 litro, acrescentam destalhes externos cromados, controlador automático de velocidade, ar-condicionado digital, conexão Bluetooth ao sistema de entretenimento, revestimento interno em couro, mesinhas escamoteáveis para os passageiros traseiros (fixas na parte de trás dos bancos dianteiros), sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.
O C3 Picasso mede 4,01 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,62 m de altura e 2,54 m de entre-eixos. O volume de carga é exatamente igual ao do Aircross: 403 litros (VDA) e até 1.500 l (bancos traseiros rebatidos). Assim como nos outros dois, a garantia é de três anos e o plano de manutenção também tem preços fixos. Clique aqui para consultar a ficha e o catálogo completos do C3 Picasso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.