Topo

Toyota faz recall de 28.148 Corolla fabricados em 2002 e 2003

Toyota Corolla XEi 1.8 2002/03: eis o carro envolvido no recall de airbags - Murilo Góes/UOL
Toyota Corolla XEi 1.8 2002/03: eis o carro envolvido no recall de airbags Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/06/2014 12h53Atualizada em 23/06/2014 12h44

A Toyota anuncia recall de 28.148 unidades do sedã Corolla fabricados entre 31//5/2002 e 6/8/2003, das versões XEi e SEG. São exemplares da segunda geração do carro fabricada no Brasil, que ficou conhecida como "Brad Pitt" devido à presença do ator americano em sua campanha publicitária.

Os chassis envolvidos são os de código alfanumérico 98R53**** e sete últimos dígitos de 8500004 a 8530349.

Segundo comunicado divulgado pelo Procon-SP, "o defeito reside na bolsa do airbag dianteiro do lado do passageiro, dos veículos objetos da campanha". Também de acordo com o órgão, os riscos são de "deflagração inadequada da bolsa do airbag dianteiro do lado do passageiro em caso de colisão frontal do veículo, com possibilidade de danos materiais e de lesão física ao passageiro". Há o risco, remoto, de lesões fatais para ocupantes dos veículos envolvidos.

Importante: quem tiver seu Corolla envolvido no recall não deve permitir que o banco do passageiro seja utilizado até que haja a desativação do airbag e a colocação de etiqueta de alerta.

Um recall para a verificação do mesmo problema foi feito em abril de 2013, mas houve um equívoco na numeração das peças a serem substituídas. UOL Carros já reportou o recall do dia 17, mas o texto continha algumas inconsistências -- por isso o tema volta a ser abordado. 

COMO FAZER
De acordo com o comunicado, a campanha consistirá em duas etapas: a partir do último dia 17, "haverá a desativação do módulo do deflagrador do airbag do lado do passageiro e a fixação da etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor é alertado sobre a desativação temporária do airbag".

A segunda etapa, que deve começar até 3 de novembro, "será precedida de nova comunicação endereçada aos proprietários dos veículos envolvidos na campanha para a substituição da bolsa do airbag dianteiro do lado do passageiro, bem como a reativação do sistema e a remoção da etiqueta de alerta".

O atendimento aos clientes deve ser agendado em uma concessionária Toyota, cujos endereços estão listados no site www.toyota.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7030206.