Discovery Sport será primeiro Land Rover nacional e substitui Freelander
Mostrado pela primeira vez no começo deste mês, o SUV Discovery Sport será o primeiro Land Rover a sair da fábrica de Itatiaia (RJ), em 2016. Uma fonte ligada à marca garantiu a UOL Carros que os carros que serão produzidos na unidade fluminense "precisam ser de alto volume", algo totalmente compatível com o utilitário, que chegará antes (em 2015) ao Brasil, importado.
Também foi informado que o SUV substitui o Freelander 2, atualmente o modelo mais barato da empresa e que custa entre R$ 173 mil e R$ 217 mil -- faixa de preço no qual o novo SUV deverá se encaixar.
Será função do Discovery Sport, ainda, se juntar ao Discovery 4 em uma nova linha da Land Rover, análoga à família Range Rover, que é formada por modelos mais luxuosos: Evoque, Sport e Vogue.
Oficialmente, a Jaguar Land Rover do Brasil ainda desconversa: a assessoria de comunicação da empresa afirmou ainda não ter confirmação por parte de sua direção sobre os planos locais da unidade de Itatiaia. A estratégia, claro, faz parte do jogo.
UOL Carros participa, no Reino Unido, da apresentação do novo sedã de luxo Jaguar XE, mais uma aposta da marca do felino contra alemães de Audi (A4), BMW (Série 3) e Mercedes-Benz (Classe C).
CARRO DE SALÃO
O Discovery Sport estará no Salão de Paris, em setembro e outubro, palco do lançamento global. Logo depois, será apresentado aos brasileiros no Salão de São Paulo, entre outubro e novembro, ao lado do sedã XE, outra grande promessa da Jaguar Land Rover e possível cotado a ser feito por aqui.
Outro modelo cogitado para a nacionalização, aliás, é o Evoque, que vende muito bem hoje em dia (é o carro de maior volume atualmente), mas que deve perder espaço com a chegada dos dois novos modelos.COMO É O SUV
Apesar de menor que o Discovery 4, o Discovery Sport também terá capacidade para sete pessoas (esta, aliás, será a principal característica da família). Serão duas opções de motor: o 2.0 a gasolina, de 240 cv e injeção direta (do Evoque), e um 2.2 turbodiesel (de 150 cv ou 190 cv). O câmbio também é conhecido do público do Evoque: automático de nove marchas lançado em março no Brasil.
Além de repleto de tecnologia, o Discovery Sport terá todos os dispositivos para uso off-road dos veículos da marca. Entre os itens de segurança, destacam-se o airbag para pedestres, sistema de frenagem de emergência autônoma e a carroceria de alumínio e aços de alta resistência. Há ainda a possibilidade do uso de imagens de câmeras instaladas até mesmo sob a carroceria e que criam a sensação de que a frente do carro é "invisível" ao serem projetadas no para-brisa (recurso que facilita a tarefa de locomoção em trilhas).
Do conceito Vision, mostrado durante o Salão de Nova York deste ano, o SUV manteve diversos traços estéticos, especialmente na dianteira e nas laterais. Já a traseira mudou bastante, recebendo lanternas mais largas e estreita, e nicho centralizado para a placa. Ao contrário do protótipo, aliás, o Discovery Sport não terá as portas traseiras ao estilo suicida.
Viagem a convite da Jaguar Land Rover
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.