Topo

5.000 não dão conta, e Salão "empresta" vagas do Sambódromo

Fila de carros no estacionamento do Salão: passeio pode virar chateação - Eugênio Augusto Brito/UOL
Fila de carros no estacionamento do Salão: passeio pode virar chateação Imagem: Eugênio Augusto Brito/UOL

Eugênio Augusto Brito<br>Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/11/2014 17h50

A visita ao Salão do Automóvel de São Paulo, que vai até domingo (9), pode se tornar um aborrecimento se for feita de... automóvel. No final da tarde desta quarta-feira (5), todas as 4.987 vagas do estacionamento do Anhembi (portão 38, preço de R$ 40) estavam ocupadas. A organização do evento passou a orientar os visitantes a parar o carro no Sambódromo, que fica ao lado. Com o reforço, o total de vagas chega a 13.400.

UOL Carros fez videorreportagem (veja mais abaixo) mostrando como chegar ao Anhembi, e quanto tempo isso demora, usando um carro e o transporte coletivo (metrô e ônibus gratuito). Ela foi gravada na tarde de última sexta-feira (31/10). Naquele dia, não houve dificuldades para encontrar vaga no estacionamento do próprio pavilhão -- mas, segundo a organização, a tendência agora é ter o Anhembi cheio todos os dias.

A assessoria da Reed Exhibitions Alcântara Machado diz que o maior público diário registrado até agora no Salão ficou entre 70 mil e 80 mil pessoas, no sábado (1). Nesta quarta e nos próximos quatro (e últimos) dias do evento, esse número deve ser -- pelo menos -- igualado. É muita gente.

"Tivemos de estacionar no Sambódromo, longe do pavilhão. Levamos uns 20 minutos na [avenida] Olavo Fontoura até estacionar o carro, e depois caminhamos uns 15 minutos", disse o médico André Okimoto, 33 anos, que visitava o Salão nesta quarta. Sua namorada, a fonoaudióloga Heloisa Galbiatti, 29, afirmou que o trajeto das vagas até o pavilhão está bem sinalizado.

Já o supervisor de loja Carlos Augusto Guiraldelli, 34 anos, que também parou o carro no Sambódromo, falou numa caminhada de "20 minutos" entre o local e o pavilhão. Em caso de chuva, não há abrigo -- as vagas do Anhembi também são descobertas, mas ficam mais próximas da entrada do evento.

A previsão é de chuva em São Paulo para todos os dias restantes do Salão, especialmente no período da tarde.

OUTROS EVENTOS
Ao menos parte da lotação do estacionamento pode se dever a outros eventos que acontecem no complexo do Anhembi. Nesta quarta, há cerimônia de colação de grau de uma faculdade de Medicina do ABC, às 19h, no Auditório Elis Regina. Na quinta (6), outra colação, esta de uma faculdade de Santos.  

Para evitar transtornos, a Reed frisa que só é permitido entrar no Salão até as 21h (a visitação encerra às 22h). Ou seja, o ideal é planejar uma visita que comece bem mais cedo (a abertura é às 13h). E UOL Carros defende o uso de metrô/ônibus grátis (táxi é outra opção, mas há trânsito pesado no entorno, a depender do horário).