BMW i8 rouba cena pelo visual, mas propulsão híbrida divide opiniões
Um dos carros que roubaram a cena no Salão de São Paulo é o BMW i8. Vendido no Brasil apenas sob encomenda por R$ 799.950, o híbrido está exposto num palco giratório isolado no estande da marca alemã, permitindo que o público o contemple apenas de longe.
Mesmo assim, ele não passa um minuto sem estar rodeado de gente. Em visita ao pavilhão nesta sexta-feira (7), UOL Carros observou que, tão logo avistavam o esportivo com desenho futurista e portas que abrem ao estilo tesoura, os curiosos paravam o que estavam fazendo para tirar fotos ou gravar vídeos.
Em frente ao palco, um púlpito digital com tela de toque mostrava todos os dados técnicos. Bastava um minuto lendo as informações para surgir o espanto: muitos se impressionavam ao descobrir que o i8 usa um motor 3-cilindros turbo de 1,5 litro no eixo traseiro, combinado com outro elétrico, de 133 cv e 25,4 kgfm, na dianteira. A ressalva de que é um automóvel capaz de gerar, no total, 362 cv de potência e 58,1 kgfm de torque, podendo chegar a 250 km/h e fazer o 0-100 km/h em 4,4 segundos, passava praticamente batida.
"É um híbrido?", perguntou em voz alta o advogado Clayton Batista ao descobrir a novidade. Questionado por UOL Carros se preferia ter um superesportivo desse ou um movido a combustão tradicional, ponderou: "Depende. Gostei dele, mas sou mais um Porsche". Já o analista financeiro Edson Bianchi foi mais radical. "É um carro muito bonito, mas fica menos interessante por ser elétrico [na verdade, é híbrido], pois motor de esportivo tem que fazer barulho". (Quando roda apenas no modo elétrico, o i8 não emite ruído.)
Também houve, porém, quem defendesse a tecnologia, caso dos estudantes Felipe Rodrigues Farinha, Marco Voltorim e Eric Torrente, que estavam babando pelo i8 havia já alguns minutos. "Para mim, além de ser lindo, o fato de ser híbrido conta ainda mais pontos", garantiu Voltorim.
TEM NO CARNÊ
Outro item que está no painel digital e provocou espanto nos visitantes é o preço e as formas de pagamento do i8. Para "facilitar" a compra -- afinal, R$ 800 mil é um valor totalmente fora da realidade de uns 99% da população --, a BMW oferece um plano de financiamento (prática comum entre marcas de luxo, conforme UOL Carros já mostrou) com entrada de R$ 320.186, mais 24 parcelas de R$ 23.790. "Olha aí: dá para fazer na prestação", ironizou alguém em meio à muvuca, após ler essa informação.
Pena que, usando esse método, o valor total suba a R$ 891.137.
De qualquer forma, quem mora em São Paulo (SP) tem chances de ver um desses nas ruas daqui a algum tempo. Segundo uma fonte da BMW, que não quis se identificar, uma unidade do i8 já foi vendida na capital paulista, e deve ser entregue em um prazo de três ou quatro meses. A forma de pagamento? O comprador preferiu ignorar o carnê e levar o supercarro à vista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.