Toyota aumenta produção e aposta (de novo) no Etios em 2015
A Toyota vendeu cerca de 62 mil unidades da família Etios em 2013 e manteve o ritmo no ano passado, com aproximadamente 66 mil emplacamentos. A capacidade de produção da fábrica de Sorocaba (SP), cidade onde o modelo é produzido, era de 74 mil carros/ano. A "sobra" de cerca de 20 mil veículos (12 mil em 2013 e 8 mil em 2014) foi exportada para mercados do Mercosul.
Para 2015, a marca anuncia que um investimento de R$ 100 milhões fará a capacidade produtiva da sede do interior de SP aumentar dos atuais 74 para 108 mil unidades anuais (aumento de 34 mil carros/ano).
Como os números de exportação dificilmente crescerão de forma exponencial, já que alguns países do eixo passam por situações econômicas não muito favoráveis, a conclusão é que a Toyota almeja injetar estas novas 30 mil unidades no mercado brasileiro -- ou seja, aumentar a participação do modelo em pelo menos 50%.
PARA ONDE VAI TANTO CARRO?
A marca não revela quais serão as táticas para alcançar um objetivo tão ousado. Diminuir os preços, com o recente aumento do IPI, é algo praticamente fora de cogitação. A montadora precisa tomar cuidado para não criar estoques excessivos.
"Sinto que a família Etios cresce por conta dos consumidores brasileiros. Vamos seguir com nosso compromisso de contribuir continuamente com o crescimento econômico e o desenvolvimento da sociedade brasileira", afirma de forma bastante genérica Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.
Atualmente, a família Etios conta com nove versões e uma rede de concessionárias com 143 lojas. A empresa também afirma que terá 54 novas instalações até março.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.