Novo R8, com 610 cavalos, é o Audi mais rápido e potente da história
A Audi revelou nesta quinta-feira (26) a segunda geração do superesportivo R8, que estreia oficialmente na semana que vem, durante o Salão de Genebra 2015.
Visualmente, o modelo recebe parachoques e faróis reformulados (ambos baseados no novo padrão de design da empresa, o que o faz parecer bastante com o novo TT, apesar de maior), faróis full LED, com projetor de laser para as funções do farol alto, e uma nova disposição de luzes na lanterna.
Por dentro, os mostradores do painel de instrumentos passam a ser digitais, o volante ganha um rearranjo na disposição dos botões e os controles do ar-condicionado mudam e passam a ter um jeitão minimalista, reforçando sua proposta esportiva. O sistema multimídia com GPS (mostrado pelo cluster) é de série.
Motor recalibrado
O motor V10 posicionado no eixo central do veículo, que antes oferecia 525 cavalos, agora pode render 540 ou 610 cv -- na configuração mais forte, ele faz com que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, podendo chegar a 330 km/h de velocidade máxima (no R8 atual, a aceleração acontecia em 4,2 s e a velocidade final não passava de 325 km/h).
Quem comanda o poderoso motor é a também poderosa transmissão S-tronic, de sete marchas e dupla embreagem, que ganhou ajustes especialmente para o novo modelo. A tração quattro, integral, também conta a favor da esportividade, já que se adapta às condições de aceleração e piso -- em casos extremos, 100% do torque podem ser direcionados aos eixos dianteiro ou traseiro.
Chassis leve
O conceito de construção de baixo peso é baseado no chassi do novo R8, mais firme e dinâmico que o do carro anterior. O modelo topo de linha tem peso líquido (com combustível e todos os fluidos) de apenas 1.454 quilos (praticamente o mesmo que um sedã médio nacional) -- são cerca de 50 kg a menos que o carro atual, apesar da maior rigidez. A estrutura multimaterial Audi Space Frame (ASF), combinação de alumínio, plásticos reforçados e fibra de carbono, garante o baixo peso e boa distribuição de carga entre os dois eixos.
Toda esta aplicação de tecnologia deu resultado: a segunda geração do R8, em sua versão mais apimentada, é o modelo de produção em série mais potente e veloz feito pela Audi em toda sua história. Mais informações devem ser divulgadas pela Audi em Genebra, evento que abre as portas para o público entre os próximos dias 5 e 15 -- e que terá cobertura completa de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.