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Novo Hyundai Tucson chega da Coreia em 2016 e rebaixa ix35

André Deliberato

Do UOL, em Genebra (Suíça)

05/03/2015 08h00

Um dos modelos mais importantes para o mercado brasileiro dentre os automóveis expostos no Salão de Genebra 2015, a nova geração do Hyundai Tucson está sendo apresentada pela montadora sul-coreana no evento e chegará ao Brasil em 2016. Será global -- tendência entre praticamente todas as montadoras -- e trará o nome Tucson também ao nosso mercado.

"Primeiro, ele será produzido e lançado na Coreia. Depois, virá à Europa até o final deste ano. Ainda não tem data para ser lançado no Brasil e na América do Sul, mas este parece ser um destino praticamente certo", afirmou aos jornalistas presentes Byungkwon Rhim, CEO da Hyundai para o Velho Continente.

A novidade deve fazer com que o ix35 (nome usado pela representante brasileira, o grupo Caoa, para vender a segunda geração do modelo) seja "rebaixado" à posição de modelo de entrada entre os SUVs da marca no Brasil -- função que, atualmente, é ocupada pelo... Tucson, só que o mais antigo (de primeira geração).

Ambas, primeira e segunda geração, são montadas via CKD em Anápolis (GO) pelo Grupo Hyundai-Caoa, que repete estratégia comercial já feita com sucesso por Volkswagen (Gol G4 e G5), Fiat (Novo Palio e Palio Fire; Novo Uno e Mille) e Ford (New Fiesta e Fiesta Rocam).

Muda de nome?

É esperado que o novo modelo chegue ao país como "New Tucson", ocupando a opção mais cara da gama. Não estranhe, porém, se a representante brasileira decidir manter as três gerações à venda simultaneamente. Comunicados recentes do grupo afirmaram que o novo SUV ainda levará um tempo até chegar ao nosso mercado.  

No resto do mundo, o Tucson original foi descontinuado há quase seis anos passando seu nome justamente à segunda geração, o nosso ix35.

Cara nova e mais espaço interno

Com mais cara de SUV alemão e menos de coreano -- embora mantenha a linha de design global criada pela marca, chamada de "escultura fluida 2.0" --, o novo Tucson é montado sobre uma plataforma completamente nova. Está maior, mais largo e mais espaçoso: são 4,48 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 2,67 m de distância entre-eixos, contra 4,41 m, 1,82 m e 2,64 m, respectivamente. Isso significa mais espaço para pernas e cabeças de todos os ocupantes. O porta-malas carrega até 514 litros.

"Decidimos fazer um carro com estilo um pouco mais masculino, com linhas fortes e a parte frontal bem realçada", afirmou aos jornalistas presentes no Salão o chefão mundial do Grupo Hyundai-Kia, Peter Schreyer.

Entre novidades relacionadas à tecnologia, vale destacar a tampa do porta-malas com sensor de aproximação (que abre o compartimento quando detecta a presença da chave, função que pode ser desativada), auxílio eletrônico "Park-Assist" para ajuda em manobras e os sistemas de frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e detecção de pontos cegos.

Motores e transmissões

Sob o capô, o carro será oferecido ao mercado europeu com motores a gasolina (1.6 aspirado de 133 cv ou turbinado de 174 cv) e a diesel (1.7 de 113 cv, mas com mais de 30 kgfm de torque) nas versões 4x2 (tração traseira); e apenas com motores a diesel (2.0 de 134 ou 181 cavalos, ambos com quase 40 kgfm de torque) nas configurações 4x4.

Entre as opções de transmissão estão as caixas manual e automática de seis marchas e uma automatizada de dupla embreagem e sete marchas para a configuração com motor turbo a gasolina.

No Brasil, o Tucson utiliza um motor 2.0 flex de 146 cv e 19,7 kgfm de torque (dados com etanol) e uma transmissão automática de quatro marchas. Já o ix35 é equipado com um motor 2.0 flex, de 178 cv e 21,8 kgfm de torque (etanol), e com câmbio automático de seis marchas, que oferece opções de trocas manuais.